1384: Trava-se a Batalha dos Atoleiros com Espanha, no âmbito da guerra pela independência portuguesa.
1385: João I, Mestre de Avis, é aclamado rei de Portugal nas Cortes de Coimbra.
1528: Morre, com 56 anos, o pintor e gravador renascentista alemão Albrecht Dürer, amigo do humanista português Damião de Góis.
1814: Luís XVIII sobe ao trono, restaurando a monarquia francesa.
1838: Morre, com 74 anos, José Bonifácio de Andrade e Silva, um dos heróis da independência do Brasil.
1917: Grande Guerra 1914-1918. O Congresso norte-americano declara guerra à Alemanha.
1944: II Guerra Mundial. Holocausto. As forças SS de Adolf Hitler na França ocupada fazem um “raid” nas principais cidades, para a captura de crianças judias. Serão deportadas.
1961: Crise Estudantil. Começa a greve na Universidade de Lisboa, após nova proibição do Dia do Estudante. Entre os líderes associativos destaca-se o aluno de Direito Jorge Sampaio.
1971: Morre, aos 88 anos, o compositor russo Igor Fyodorovich Stravinsky, autor de “Sagração da Primavera”, “Pássaro de Fogo” e “Petroushka”, “Anon”. Foi homenageado com a Medalha de Ouro da Royal Philharmonic Society em 1954 e o Prémio Wihuri Sibelius em 1963.
1999: Começa a cimeira de Rambouillet, França, para a paz na província albanesa da Jugoslávia.
2007: Morre, aos 90 anos, o realizar italiano Luigi Comencini, um dos criadores da chamada comédia italiana, Urso de Prata no Festival de Berlim com “Pão, Amor e Fantasia” (1953).
.
Este é o nonagésimo sétimo dia do ano. Faltam 269 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: “O amigo de glória vã, o hipócrita, o mundano tem os seus males por dentro, porque são verdadeiros; e os seus bens por fora, porque são imaginados e aparentes”. Padre Manuel Bernardes (1644-1710), escritor português.