Dia 08 de julho, Dia Mundial da Alergia


1497: A armada de Vasco da Gama parte de Belém, em Lisboa, rumo à Índia. É composta pelas naus São Gabriel, comandada por Vasco da Gama, São Rafael comandada pelo seu irmão, Paulo da Gama, pela caravela Bérrio e uma nau de mantimentos. Vasco da Gama atinge Calecute a 20 de maio de 1498.

1621: Nasce o escritor francês Jean de la Fontaine, autor das “Fábulas”.

1832: Guerra Civil. A esquadra de D. Pedro IV atinge a praia do Mindelo, em Vila do Conde, com o objetivo de repor a Constituição liberal.

1840: Nasce na Horta, Açores, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, Manuel de Arriaga, primeiro Presidente da República Portuguesa.

1889: Sai o primeiro número do “The Wall Street Journal”, nos Estados Unidos.

1943: II Guerra Mundial. Morre, com 44 anos, Jean Moulin, herói da Resistência francesa à ocupação nazi.

1949: A França assume a presidência do Conselho da Europa, criado no anterior mês de maio.

1992: O escritor Miguel Torga, 84 anos, recebe o Prémio Personalidade do Ano da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

2001: Os restos mortais da fadista Amália Rodrigues são trasladados para o Panteão Nacional, por decisão do Presidente da República, Jorge Sampaio.

2022: Morre, aos 79 anos, o ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que esteve no poder durante 38 anos, de 1979 a 2017.

.

Este é o centésimo nonagésimo dia do ano. Faltam 176 dias para o termo de 2026.

Pensamento do dia: “As pessoas paradas são perigosas”. Jean de La Fontaine (1621-95), escritor francês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca

Dia 07 de julho, Dia Mundial do Chocolate

1858: Nasce o escritor e filólogo

Dia 05 de julho, Dia do Biquíni

1687: Publicação da primeira edição integral