Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

 

1851: Estreia da ópera “Rigolleto” de Verdi, no Teatro La Fenice, de Veneza.

1861: Colocação da primeira pedra do edifício do Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda. O Observatório passará a ter existência legal em maio de 1878.

1918: É decretado o sufrágio universal. Termina a exclusão dos iletrados. No entanto, as mulheres continuam sem direito de voto.

1922: Nasce a Liga Portuguesa de Hóquei, fruto da necessidade de criar um organismo que regule o hóquei em patins, a patinagem e o hóquei em campo em Portugal. Começa assim aquele que pode ser considerado o trabalho preparatório para o nascimento da Federação Portuguesa de Hóquei.

1946: O antigo comandante do campo de extermínio nazi de Auschwitz, Rudolph Höss, é capturado pelas forças britânicas, na Alemanha.

1955: Morre, aos 73 anos, o cientista Alexander Fleming, Nobel da Medicina, que descobriu a penicilina.

1957: No quarto dia de emissões regulares a RTP inaugura a série Tele -Teatro, com a emissão de “O Monólogo do Vaqueiro”, de Gil Vicente.

1975: Tentativa de golpe de Estado da direita, em Portugal, por oficiais próximos de António de Spínola. A derrota do grupo radicaliza a ação do MFA.

1993: Morre, com 82 anos, o escritor neorrealista português Manuel da Fonseca, autor de “Cerromaior” e “O Fogo e as Cinzas”.

2011: Acidente na Central Nuclear de Fukushima, em consequência dos danos causados por um sismo com a magnitude 8,9, sentido ao largo da costa nordeste do Japão e que gerou em seguida um tsunami que devastou a zona.

 

Este é o septuagésimo dia do ano. Faltam 295 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “Entre nós e as palavras, o nosso dever de falar”. Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), poeta português.

 

 

X