Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

 

1777: A nomeação dos novos secretários de Estado por D. Maria I marca o início do período da “Viradeira”, inversão da política do Marquês de Pombal, exonerado a 04 de março.

1828: D. Miguel dissolve a Câmara dos Deputados, estabelecida pela Carta Constitucional.

1881: Assassinato do Czar Alexandre II por militares da Narodnya Volya (Vontade do Povo).

1896: Gungunhana, imperador dos Gaza, chega a Lisboa feito prisioneiro. Desterrado para os Açores, morrerá poucos meses depois.

1905: Margaretha Zella inicia a carreira de bailarina, adotando o nome de Mata-Hari.

1938: Adolf Hitler anuncia a anexação da Áustria ao III Reich. A “resolução da questão judaica” é entregue às SS.

1943: II Guerra Mundial. As forças nazis liquidam o gueto de Cracóvia, na Polónia. Os judeus sobreviventes são enviados para Auschwitz.

1954: Início da ofensiva do exército popular de libertação do Vietname, com o ataque à base francesa de Dien-Bien-Phu.

1957: O cinema português estreia-se na RTP com o filme “Fado, Histórias de uma Cantadeira”, de Perdigão Queiroga, com Amália Rodrigues e Virgílio Teixeira.

1962: A Comissão de Descolonização da ONU exige ao ditador português Oliveira Salazar condições que permitam a visita dos seus delegados aos territórios africanos sob administração portuguesa. Salazar recusa.

1966: Jonas Savimbi, dissidente da FNLA, funda, no interior de Angola, a UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola.

1976: Cimeira da Internacional Socialista no Porto reúne Mário Soares, Willy Brandt, Olof Palme, Bruno Kreisky e François Mitterrand.

1990: O Congresso dos Deputados do Povo da URSS põe termo ao regime de partido único, anulando o papel dirigente do PC.

2003: É constituída a Fundação Luís Figo, em Lisboa.

2010: Morre, aos 68 anos, o jornalista José Gabriel Viegas, que se destacou antes do 25 de abril nas emissões em português da France Inter, da rádio pública francesa.

2010: Morre o cantor francês Jean Ferrat, defensor da ideologia comunista e autor de cerca de 200 canções. Tinha 79 anos.

2013: O cardeal arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, é eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco.

 

Este é o septuagésimo segundo dia do ano. Faltam 293 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “Cada homem é a medida do Universo”. Teixeira de Pascoaes (1877-1952), escritor português.

 

X