1502: É descoberta a Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, por Estêvão da Gama, no regresso da Índia.
1515: Chegada dos primeiros colonos portugueses a Timor-Leste.
1833: Guerra Civil de 1832-1934. O Duque de Saldanha bate a divisão miguelista no Porto.
1834: Primeira sessão parlamentar após a Guerra Civil. As Cortes decidem que D. Pedro conserva a regência até à maioridade de D. Maria II.
1842: Morre, com 66 anos, o compositor e pianista João Domingos Bomtempo, autor de “Requiem à Memória de Camões”, fundador e primeiro Diretor do Conservatório Nacional (1835).
1850: Morre, aos 51 anos, o escritor francês Honoré de Balzac. Produziu uma vasta coleção de romances e contos, chamados de La Comédie humaine.
1892: É inaugurada a Praça de Toiros do Campo Pequeno, em Lisboa.
1914: Grande Guerra 1914-1918. Expedição militar a Angola e a Moçambique, para defesa dos territórios, comandada pelo general Pereira d’ Eça e o tenente-coronel Alves Roçadas.
1915: Grande Guerra 1914-1918. Combate de Mongua, em Angola, contra as tropas alemãs.
1922: Nasce o escritor francês Alain Robbe-Grillet, nome do “nouveau roman” (novo romance).
1932: Nasce o virulogista francês Luc Montagnier, Prémio Nobel da Medicina em 2008, responsável pela identificação do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
1945: O ditador português António de Oliveira Salazar anuncia a dissolução da Assembleia Nacional e a realização de eleições.
1959: Nasce a Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados). A escritura de constituição da empresa é assinada no Porto. Afonso Pinto de Magalhães é o fundador e principal acionista, mas tem nove sócios.
1991: Morre, com 66 anos, Luís Filipe Lindley Cintra, professor universitário, filólogo, linguista, coautor da “Gramática do Português Contemporâneo”.
1998: O atleta António Pinto sagra-se campeão da Europa dos 10.000 metros, em Budapeste, Hungria com 27.48,62 minutos.
2013: Morre, aos 84 anos, Jean Kahn, advogado francês, presidente do conselho representativo das instituições judaicas de França. Ganhou duas ações na justiça contra o líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen. Em 1994, ganhou a presidência da comissão consultiva europeia “Racismo e xenofobia” e, em 1998, a do Observatório europeu do racismo e xenofobia, criada por proposta sua.
2014: Morre, com 68 anos, Manuel Malta da Costa, considerado um dos melhores cavaleiros portugueses de sempre. Integrou a delegação portuguesa nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, Coreia do Sul, onde se classificou em 33.º lugar na prova individual masculina de saltos de obstáculos.
2024: Morre, aos 88 anos, Alain Delon, ator francês, ficou conhecido internacionalmente pelos filmes “O Sol por testemunha”, de René Clément, e Rocco e Seus Irmãos”, de Luchino Visconti, ambos de 1960. Protagonizou “O Leopardo”, “A Piscina”, “Monsieur Klein”, entre muitos outros.
.
Este é o ducentésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 135 dias para o termo de 2026.
Pensamento do dia: “As verdades herdadas pagam tão alto imposto que é bom abandoná-las”. Pedro Tamen (1934), poeta português.




