Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

 

1830: Início da primeira ligação de caminhos-de-ferro, nos EUA, para o transporte regular de passageiros, entre Baltimore e Elliott’s Mills.

1844: Samuel Morse inaugura linha de telégrafo nos EUA, entre Washington e Baltimore, com a mensagem ”Eis o que Deus forjou”.

1898: Nasce o escritor português Ferreira de Castro, autor de “A Selva” e “Emigrantes”.

1944: O ditador Oliveira Salazar reafirma a recusa da suspensão do envio de volfrâmio para a Alemanha nazi, num encontro com o Embaixador inglês, apesar das pressões do Governo britânico e do próprio Presidente Óscar Carmona.

1947: É criada a OCDE, para gerir o Plano Marshall de reconstrução da Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial. Tem início o Fórum, com a presença do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. O Conselho ministerial reúne-se nos dias 25 e 26.

1956: Lys Assia vence a primeira edição do Festival Eurovisão da Canção. “Refrain” foi a canção em francês que deu à cantora suíça o primeiro troféu da competição.

1974: É fundado o Partido Popular Monárquico, a partir da Convergência Monárquica.

1976: França e Reino Unido abrem a ligação transatlântica do Concorde para Washington.

2005: António Guterres é nomeado Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

2006: O escritor angolano Luandino Vieira recusa o Prémio Camões 2006.

2009: O cineasta estreante João Salaviza, de 25 anos, recebe a Palma de Ouro do Festival de Cannes pela curta-metragem “Arena”.

 

Este é o centésimo quadragésimo quarto dia do ano. Faltam 221 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “Há três categorias de homens: a) os que contam a sua história; b) os que não a contam; c) os que não a têm”. Max Aub (1902-72), escritor espanhol.

 

X