Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

1597: Um tremor de terra sacode Lisboa, destruindo grande parte da colina de Santa Catarina.

1810: Batalha do Buçaco. Portugueses e ingleses enfrentam as forças de Napoleão comandadas por Junot. Os invasores são derrotados.

1912: Alberto Sanches de Castro, membro do Aero Clube de Portugal, fundado em 1909, e que recebera instrução de voo em França, é o primeiro português a voar em território nacional a bordo de um Voisin Antoinette de 40cv, que ensaiou no Mouchão da Póvoa de Santa Iria.

1915: Morre, com 78 anos, o escritor Ramalho Ortigão.

1917: Morre o pintor francês Edgar Degas. Tinha 83 anos.

1957: O vulcão dos Capelinhos (Açores) entra em erupção às 06:45 da madrugada e mantém-se em atividade durante 13 meses, tendo desalojado milhares de faialenses que tiveram que emigrar, mas sem provocar mortos.

1968: Oliveira Salazar é afastado do Governo, pela irreversibilidade das lesões neurológicas resultantes de uma queda, no forte de Santo António do Estoril. Marcello Caetano é indigitado Presidente do Conselho de Ministros pelo Presidente da República, Américo Tomás.

1975: São assaltadas as instalações da Embaixada de Espanha em Lisboa em protesto pela condenação à morte, pelo regime de Franco, de cinco separatistas bascos.

1985: É inaugurado o Centro Comercial das Amoreiras, o primeiro do país.

1993: Morre, aos 101 anos, Ilda Pulga, modelo do busto da República Portuguesa.

1998: É lançado o motor de busca Google.O Google Search é um serviço da empresa Google INC fundada por Larry Page e Sergey Brin.

2003: Abertura ao público do Estádio Cidade de Coimbra com o concerto dos Rolling Stones.

 

Este é o ducentésimo septuagésimo dia do ano. Faltam 95 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “O desejo de se ter uma morte pessoal é cada vez mais raro. Mais algum tempo ainda e uma morte pessoal tornar-se-á tão rara como uma vida pessoal.” Rainer Maria Rilke (1875-1926), escritor alemão de origem checa.

 

X