Dia 28 de maio, Dia Mundial da Saúde da Mulher

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

 

1871: Acaba a Comuna de Paris, derrotada pelas forças de Versailles, depois de dois meses e dez dias de luta.

1884: Abre o Jardim Zoológico de Lisboa.

1903: É inaugurada a iluminação elétrica de Lisboa.

1911: Eleições para a Assembleia Constituinte da I República.

1926: Golpe militar em Portugal comandado pelo general Gomes da Costa, com Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona. A I República é derrubada. O carácter da ditadura seria acentuado com a instauração do Estado Novo.

1952: É inaugurado o Estádio das Antas, no Porto.

1961: Nasce a Amnistia Internacional. A sua criação tem origem numa notícia publicada no jornal inglês “The Observer” em que é referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado “Viva a Liberdade!” na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lança então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.

1964: É criada a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

2004: Início do primeiro Festival Rock in Rio Lisboa.

2007: O encenador Joaquim Benite, diretor do Teatro Municipal e do Festival de Almada, é distinguido pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

 

Este é o centésimo quadragésimo oitavo dia do ano. Faltam 217 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “Linguagem é sempre duplo sentido, alusão. Só os autossuficientes supõem que dizem o que querem e com todo o rigor. Não há tal”. Vitorino Nemésio (1901-78), escritor, comunicador e professor universitário português.