Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

 

1232: Canonização de Santo António de Lisboa.

1302: D. Dinis concede foral à vila de Alenquer.

1910: É fundada a União da África do Sul.

1911: Fundação da editora Gallimard (França), por Gaston Gallimard, André Gide e Jean Schlumberger

1926: O presidente da República Portuguesa Bernardino Machado, depois de 72 horas de resistência ao Golpe de Estado, renuncia, entregando os poderes ao almirante Mendes Cabeçadas.

1962: Execução, em Jerusalém, do nazi Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio.

1964: É lido, por um grupo de teatro, “Grândola”, o poema que Zeca Afonso escreveu em agradecimento à Sociedade musical Fraternidade Operária Grandolense.

1969: Convenção da Ação Socialista Portuguesa, no Porto. António Macedo, Salgado Zenha, Mário Soares, Raul Rêgo, Teófilo Carvalho dos Santos e Vasco da Gama Fernandes assinam a declaração final.

1976: A Indonésia completa a invasão e tomada de Timor-Leste.

2003: O Concorde da Air France faz a última ligação comercial entre Nova Iorque e Paris.

2004: É lançado o canal RTP Informação.

2005: Demissão do primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin, após os resultados do referendo ao Tratado Constitucional Europeu. Domininque de Villepin é convidado a formar Governo.

2007: O escritor Mário Cláudio recebe a comenda de Cavaleiro das Artes e das Letras, atribuída pelo Ministério da Cultura francês.

 

Este é o centésimo quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 214 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “Canto o ar livre, a liberdade, a tolerância, sob a sabedoria democrática que é o terreno firme para todos”. Walt Whitman (1819-92), poeta norte-americano.

 

X