Embaixadora de França Hélène Farnaud-Defromont visitou Viseu e Mangualde


A Embaixadora de França em Portugal visitou Viseu e a sua região, nos dias 28 e 29 de fevereiro.

Hélène Farnaud-Defromont encontrou-se com o Presidente da Câmara municipal de Viseu, Fernando Ruas. Segundo nota da Embaixada enviada às redações, falaram sobre o desenvolvimento da cidade de Viseu, que recebeu recentemente várias distinções, nomeadamente a de Cidade Europeia do Desporto em 2024, juntamente com Aix-en-Provence e Arras, em França. Evocaram igualmente as relações entre a França e Viseu, em particular a geminação de Viseu com a cidade francesa Marly-le-Roi.

A Embaixadora visitou as instalações da fábrica da Stellantis em Mangualde, instalada nesta localidade desde 1962, com cerca de 900 colaboradores. No ano passado, a fábrica produziu mais de 84.000 veículos comerciais ligeiros para o mercado europeu. “Fortemente empenhada na conversão para veículos elétricos, a fábrica está a instalar linhas de produção que lhe permitirão lançar os primeiros modelos 100% elétricos da sua gama no final de 2024” diz a nota da Embaixada.

A Diplomata visitou também o quartel dos Bombeiros Voluntários de Viseu, na presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Gouveia. Trocaram impressões sobre “a estratégia de prevenção e resposta aos incêndios florestais, que afetam particularmente esta região de Portugal. Foi igualmente abordada a cooperação entre a França e Portugal, nomeadamente através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”.

Hélène Farnaud-Defromont encontrou-se ainda com a Diretora da Alliance Française de Viseu, Marie-Alice Fernance, e com os alunos que aprendem francês.

Por último, foi organizado um encontro com as Francesas e os Francesas residentes em Viseu e arredores.