Lusa / Manuel Fernando Araújo

Emigrantes têm até ao fim do mês para atualizar a morada para receberem voto pelo correio

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O movimento “Também Somos Portugueses” alertou esta semana para o facto dos emigrantes terem pouco tempo para atualizarem a morada no Cartão do Cidadão para receberem o boletim de voto pelo correio.

“A esmagadora maioria dos Portugueses no estrangeiro vai votar para a Assembleia da República pelo correio. A Administração Eleitoral irá enviar boletins de voto para os cerca de milhão e meio que estão recenseados fora de Portugal, para a morada do Cartão de Cidadão” diz uma nota do movimento enviada às redações.

Só que “centenas de milhares de emigrantes têm essa morada errada ou desatualizada”, o por conseguinte não vão receber os boletins de voto em casa e não vão poder votar.

Segundo a Administração Eleitoral, em 2019 foram devolvidos ao espeditor mais de 300 mil boletins de voto porque os eleitores já não moravam na morada indicada.

O alerta do movimento “Também Somos Portugueses” é importante porque “a lei diz que os cadernos eleitorais não podem ser alterados nos 60 dias antes das eleições”. Assim, os eleitores têm até ao fim do mês de novembro para fazer as últimas alterações de morada. Depois dessa data “ficam congeladas e não podem ser corrigidas”.

O movimento pede, pois, aos Portugueses residentes no estrangeiro para confirmarem onde estão recenseados e, se necessário, corrigirem a morada postal.

Mas também lembra que vai ser possível optar por votar presencialmente, num Consulado português, em vez de votar pelo correio. Para isso vai ser necessário escolher atempadamente essa opção. O LusoJornal dará mais informações sobre esta metodologia quando estiver definida.

.

Os Portugueses podem verificar se estão recenseados, e onde, na página do Ministério da Administração Interna (MAI), AQUI.

.
Mas, para os Portugueses no estrangeiro, este site não lhes permite saber qual a morada exata onde irão receber os boletins de voto. Para isso, o MAI desenvolveu um novo portal, o euEleitor, ao qual só pode aceder com a Chave Móvel Digital ou com um leitor do Cartão de Cidadão. Ver AQUI.

.

Quem estiver recenseado em Portugal ou numa morada errada no estrangeiro, pode mudar a morada de acordo as instruções AQUI.

.

“Também Somos Portugueses” é um “movimento global que busca facilitar o processo de voto para os Portugueses no estrangeiro”. A sua direção inclui membros em Portugal, França, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Estados Unidos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]