Emmanuel Macron anunciou uma Cimeira sobre América do Sul em parceria com Portugal e Espanha

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou ontem, perante o Parlamento Europeu, que a Presidência francesa do Conselho da União Europeia (UE) conta organizar em maio, em colaboração com Portugal e Espanha, uma cimeira informal dedicada à América do Sul.

No final de um longo debate no hemiciclo de Strasbourg, sobre as prioridades da Presidência francesa do Conselho da UE no primeiro semestre deste ano, que se prolongou por quase quatro horas, Emmanuel Macron, na sua derradeira intervenção, admitiu que se tinha esquecido de fazer referência a essa iniciativa, depois de vários Eurodeputados lamentarem a ausência de qualquer referência às relações com a América do Sul.

“Sou favorável a que possamos desenvolver uma ambição para o continente sul-americano. Muitos de vós questionaram-me sobre tal e esqueci-me de evocar, mas contamos organizar no mês de maio, em particular justamente com os nossos parceiros espanhóis e portugueses, uma cimeira informal sobre o continente sul-americano e a nossa parceria”, revelou então.

“Não esquecemos esse continente, cuja importância os Eurodeputados sublinharam”, completou Emmanuel Macron, que, a nível de relações externas, tinha destacado a importância de “propor uma nova aliança ao continente africano”, no quadro da cimeira UE-África prevista para fevereiro, em Bruxelas.

Do calendário oficial da Presidência francesa do Conselho da UE, que começou em 01 de janeiro e decorre até final de junho, não consta ainda a cimeira informal sobre a América do Sul à qual o Chefe de Estado fez ontem referência no Parlamento Europeu.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]