Encontro com José Fanha na Universidade Jean Monnet de Saint Etienne: música e literatura em diálogo

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

 

No quadro das Comemorações dos 15 anos do Protocolo assinado entre a Universidade Jean Monnet (UJM) de Saint Etienne e o Camões, IP, o Leitorado de Português na UJM e o Grupo de Estudos Portugueses desta universidade organizam um encontro com o escritor José Fanha, nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro.

José Fanha nasceu a 19 de fevereiro de 1951, em Lisboa. Foi aluno do Colégio Militar de 1961 a 1968 e licenciou-se em Arquitetura em 1976. É mestre em Ciências da Educação com uma tese sobre as “Comunidades de Leitores” na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa. É atualmente doutorando na área de História da Educação e da Cultura Escrita na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa e prepara, neste momento, uma tese sobre as “Estratégias editoriais e formação de Comunidades Interpretativas entre o final da década de 50 e 1974”.

Foi professor do Ensino Secundário e Formador de Formadores certificado pela Universidade de Braga e em vários mestrados em Universidades e Institutos Politécnicos na área de promoção do livro e da leitura.

Tem escrito para a rádio, o teatro, a televisão e o cinema. Aos 18 anos, começou a declamar poesia, acompanhando Zeca Afonso e vários outros cantores e poetas, que lutavam contra a ditadura salazarista com palavras e canções. Colaborou com João Lourenço na adaptação de textos teatrais como “Oiçam como eu respiro” de Dario Fo e Franca Rame, “Ópera de três vinténs” de Bertolt Brecht ou “Sweeny Todd” de Stephen Sondheim. É poeta com vários livros de poesia publicados, romancista e autor de literatura para a infância e a juventude contando com perto de 80 livros publicados.

Tem corrido o país desenvolvendo uma atividade intensa como contador de histórias e declamador de poesia, com especial incidência na promoção do livro e da leitura em escolas, Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Municipais. Tem orientado Comunidades de Leitores, Cursos de Escrita Imaginativa, Oficinas de Poesia e tem dirigido inúmeras ações de formação na área da promoção do livro e da leitura. Colabora, atualmente, num projeto de difusão internacional do património cultural e imaterial da literatura oral e da música tradicional. Está a desenvolver projetos de valorização da história do Sport Lisboa e Benfica com Pedro Blanco da Direção de Património Cultural do SL Benfica.

“Esta iniciativa valorizará uma vez mais a língua portuguesa, que contribuirá para a sua visibilidade e caráter universal no mundo global atual, onde serão discutidos temas e questões ligadas à importância da língua portuguesa, como veículo de uma identidade própria” diz uma nota da Universidade Jean Monnet enviada às redações.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]