LusoJornal | Jorge Campos

Encontro de Paulo Pisco com os alunos da Universidade Jean Monnet de Saint Etienne

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

 

O Deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo eleitoral da Europa, esteve na quarta-feira, dia 1 de dezembro, com os professores do Departamento de Português da Universidade Jean Monnet, em Saint-Etienne. Estavam presentes Rosa Maria Fréjaville, a responsável do Departamento e do Protocolo assinado entre a Universidade Jean Monnet e o Instituto Camões, e também os professores Andrea Silva e Pedro Oliveira, a quem agradeceu “o fantástico acolhimento” que lhe reservaram nesse dia.

“Valorizar a opção pelos cursos de português nas universidades no estrangeiro e dar a conhecer a importância da presença portuguesa no mundo”, foram os principais objetivos da conferência dada pelo Deputado socialista aos alunos de Mestrado naquela Universidade de Saint Etienne.

A presença portuguesa no mundo e a discussão sobre as noções de diáspora, emigrante, mobilidade e rede, assim como a sua importância para os países de acolhimento e para Portugal, foi o tema que o Deputado apresentou perante 90 dos 350 alunos que frequentam os cursos de português da Universidade Jean Monnet.

Paulo Pisco participou neste encontro no âmbito das celebrações dos 15 anos da assinatura do Protocolo entre a Universidade Jean Monnet e o Instituto Camões, a convite de Rosa Maria Fréjaville.

No final da conferência houve um debate com os alunos, que colocaram diversas perguntas sobre a presença portuguesa no mundo, a importância da língua portuguesa, o funcionamento dos órgãos de soberania e a situação política atual.

Entre os alunos do Departamento de português, uma boa parte é de origem portuguesa e cerca de metade dos presentes revelaram o desejo de passar algum tempo em Portugal e irem viver no país.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]