Estão abertas as candidaturas para o Prémio de Poesia Oxalá 2025


O prazo para envio de originais concorrentes ao Prémio de Poesia Oxalá 2025 já começou e decorre até ao dia 31 de agosto. O prémio visa selecionar trabalhos inéditos no domínio da poesia, apresentados por portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro.

“O concurso pretende contribuir para promover e reforçar vínculos de pertença à língua portuguesa e revelar novos escritores/poetas portugueses e lusodescendentes da diáspora” lê-se num comunicado enviado às redações. O Prémio de Poesia Oxalá tem o apoio do GRI-DPA, Comunidades Portuguesas, do Jornal Portugal Post, na Alemanha, e do LusoJornal, em França.

Não podem concorrer ao Prémio pessoas com vínculo às entidades parceiras da Oxalá Editora.

O tema do concurso é livre, o regulamento pode ser consultado AQUI e o prémio consiste na edição da obra premiada. “Pode ainda consistir num prémio monetário a decidir em breve” diz a Oxalá Editora.

São admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, sem limite de idade.

A coordenação editorial do prémio está a cargo da autora São Gonçalves e a editora organizadora do Concurso já anunciou a composição du júri: Cristina Torrão, escritora, Alemanha, Diniz Borges, professor universitário, escritor e tradutor, USA, Daniel Bastos, historiador, Portugal, Dora Nunes Gago, escritora, Portugal e Nuno Gomes Garcia, escritor, França.

As obras concorrentes deverão ser obrigatoriamente inéditas e com o mínimo de 50 e o máximo de 70 páginas nas fontes Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com 1,5 espaço e escritas em língua portuguesa, “com ou sem observação do Acordo Ortográfico”.

Os candidatos deverão submeter os seus trabalhos através da plataforma digital da editora. As obras concorrentes devem ser assinadas com pseudónimo do autor. “A fim de garantir o anonimato, o júri não terá acesso a quaisquer informações relativas à identidade dos autores. Não deve figurar em parte alguma do trabalho submetido a concurso qualquer identificação do candidato”.

O vencedor do prémio será revelado a 15 de outubro, “através dos meios habituais de comunicação e, se possível, entregue numa cerimónia a divulgar oportunamente”.

A Oxalá Editora, dirigida por Mário G.M. dos Santos, sediada em Dortmund, Alemanha, foi criada em junho de 2015 e tem já um longo catálogo de obras de autores da diáspora lusa. Do catálogo de edições, destacam-se as várias antologias de contos e de poesia com a participação de autores lusos residentes nos Estados Unidos da América, Canadá e vários países europeus. No seu catálogo constam ainda edições de livros traduzidos para alemão tais como Raúl Brandão, Manuel António Pina, Sophia de Melo Breyner, Ilse Losa, Eça de Queiroz, Florbela Espanca,…