FPF

Euro sub-17: Seleção de Portugal joga hoje com a França

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

Portugal e França jogam hoje, terça-feira, a partir das 15h00 (hora de Paris), em Balmazújváros, na Hungria, num jogo decisivo da terceira jornada do Grupo C do Europeu de sub-17, no qual só a vitória interessa a Portugal.

Depois de uma derrota, por 4-0, frente à Alemanha, na primeira jornada, e de um triunfo sobre a Escócia, por 2-1, na segunda ronda, Portugal defronta a França que é a detentora do troféu, e está mesmo obrigado a vencer para garantir a passagem aos quartos de final.

“Sinto a equipa confiante. É um jogo em que só temos um resultado favorável, que é a vitória. Sabemos que o empate não nos permite jogar os quartos-de-final e nós queremos muito lá chegar”, afirmou o Selecionador português Filipe Ramos, em declarações divulgadas no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). “Nós estamos bem, vimos de uma vitória, a vitória fez-nos bem. Eu sinto-os muito mais felizes, como é evidente. Se jogarmos bem, vamos conseguir fazer o nosso jogo, o jogo que nos caracteriza e nós vamos em ascendente, o que pode ser determinante para o resultado. Mas, como é evidente, a França joga com dois resultados e é uma boa equipa”, disse Filipe Ramos, lembrando a qualidade da equipa gaulesa, que venceu a última edição da prova, no ano passado.

Com a Alemanha já apurada para os ‘quartos’ e com o primeiro lugar assegurado, com seis pontos, Portugal segue em igualdade pontual (três) com a França, que, por ter vantagem na diferença de golos, garantirá a segunda posição em caso de empate com a formação lusa. “Os franceses são fortes, têm uma equipa muito bem organizada, mas estamos a trabalhar para os conhecermos ainda melhor e conseguirmos triunfar no encontro de amanhã [terça-feira]. Estamos unidos e concentrados no nosso objetivo principal neste momento, que é passar a fase de grupos. Depois disso, os objetivos serão outros”, disse o guarda-redes André Moreira, do Benfica, que foi suplente nos encontros com a Alemanha e a Escócia.

.

Bom jogo frente à Escócia

Portugal já se sagrou Campeão europeu de sub-17 por seis vezes (1989, 1995, 1996, 2000 e 2003 e 2016) e integra o Grupo C do Campeonato da Europa de 2023, que decorre na Hungria desde 17 de maio até 02 de junho. Defrontou a Alemanha (a 17 de maio) e a Escócia (a 20 de maio) e defronta hoje a França (23 de maio), detentora do troféu.

Depois da pálida exibição frente aos germânicos, o Selecionador português Filipe Ramos optou por fazer três mudanças no ‘onze’ que defrontou a Escócia, com a aposta no lateral esquerdo Tiago Parente e nos avançados Olívio Tomé e Gonçalo Sousa. E a mudança deu resultado já que a equipa das ‘quinas’ começou o encontro praticamente em situação de vantagem, marcando logo aos três minutos: na sequência de canto cobrado por Gonçalo Moreira, o guardião Mckenna não conseguiu afastar o cruzamento e, ao segundo poste, surgiu Olívio Tomé a dominar com o peito e disparar sem hipóteses com o pé esquerdo.

O golo madrugador acabou por dar conforto a uma equipa portuguesa que tinha entrado em campo com o objetivo de assumir o domínio total do jogo, o que concretizou com pressão alta e mais posse de bola, perante uma Escócia bastante fraca.

O médio Gil Martins criou perigo com um remate ao poste, após jogada de contra-ataque, aos sete minutos, e ‘ofereceu’ o segundo tento a Gonçalo Sousa, aos 20: forçou o erro de Owen Hastie, recuperou a bola e assistiu o ponta de lança, que driblou dois jogadores, incluindo o guarda-redes, e atirou a contar.

Aos 88 minutos, Lennon Connolly, num remate à entrada da área após corte incompleto de Diogo Sousa, reduziu a diferença, o que intranquilizou os portugueses durante os minutos finais, com algumas desconcentrações e perdas de bola, que, porém, não tiveram consequência.

.

Os 20 jogadores convocados

O Benfica, com oito jogadores entre 20 convocados, é o clube mais representado na convocatória da Seleção portuguesa de futebol para a fase final do Europeu de sub-17, a decorrer na Hungria.

Guarda-redes: Gonçalo Ribeiro (FC Porto) e André Moreira (Benfica).

Defesas: João Fonseca (Benfica), Martim Fernandes (FC Porto), Gonçalo Oliveira (Benfica), Guilherme Gaspar (Benfica) e Tiago Parente (Benfica)

Médios: João Simões (Sporting), Gil Martins (FC Porto), Rayhan Momade (Sporting), João Teixeira (FC Porto), Diogo Sousa (Vitória de Guimarães), Rodrigo Duarte (Vitória de Guimarães) e Martim Ferreira (Benfica).

Avançados: Gonçalo Moreira (Benfica), Nuno Patrício (Sporting de Braga), Gonçalo Sousa (FC Porto), Olívio Tomé (Benfica), Geovany Quenda (Sporting) e João Infante (Sporting).

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]