FPCanoagem

Europeus de kayak-pólo começam hoje na Itália e Portugal está no grupo da França

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O início dos Europeus de kayak-pólo, nos quais Portugal participa com a equipa sénior e sub-21, foram adiados de ontem para esta quinta-feira, depois da cidade italiana de Catânia ter sido assolada por um tornado que devastou parte do recinto.

“Um tornado passou pela Catânia e deixou um grande rastro de destruição, danificando infraestruturas e impedindo a competição de principiar. Todas as equipas estão no terreno a tentar ajudar para que a prova possa começar na quinta-feira”, explicou à Lusa o Secretário-geral da federação de canoagem, Marcos Oliveira.

Portugal defronta na fase de grupos a França, Itália e Lituânia, sendo que apenas duas equipas se qualificam.

Já os sub-21 vão encontrar a campeã Alemanha e a Irlanda, no único grupo com três formações, sendo que duas avançam na competição.

 

Treinada por João Ribeiro, a Seleção Nacional Sénior inclui três atletas do Clube Fluvial de Coimbra (Sérgio Bento, Pedro Assunção e Vítor Assunção), três do Clube Kayak-Polo da Barra (Afonso Ramos, Guilherme Rolin e Tiago Rolin) e um da Associação Náutica do Seixal (Pedro Mestre).

A Equipa de Sub 21, treinada por Guilherme Bispo, “vai a jogo” com os seguintes atletas: João Matos (Clube Kayak-Polo da Barra), José Ribeiro e João Gomes (Clube de Canoagem de Setúbal), Francisco Cruz, Henrique Marques e Pedro Abreu (Clube Fluvial de Coimbra) e João do Ó (Associação Náutica do Seixal).

Questionado sobre os objetivos para o Campeonato da Europa de Kayak-Polo, o Selecionador Nacional, João Ribeiro, revela que “estão todos os selecionadores no mesmo patamar”. “Houve países que praticamente não pararam de treinar e outros que treinaram muito pouco devido à pandemia. Vai ser o ano mais atípico de todos e sujeito a muitas surpresas. É uma incógnita”, reforça.

“A Seleção Sénior está num grupo muito difícil, com a Itália, que luta sempre pelas medalhas e que, ainda por cima, joga em casa, a França e a Lituânia. Só passam dois países, mas vamos tentar ganhar dois jogos e passar para o grupo de cima”, garante o Selecionador Nacional.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]