Festa dos Santos Populares organizada pela Associação dos Portugueses de Feyzin


No sábado dia 7 de junho, o parque da Europa, propriedade da Mairie de Feyzin, acolheu várias centenas de festeiros para participarem nas tradicionais festas dos Santos Populares, organizadas pela Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin.

Este evento tem já uma continuidade no tempo, porque tem lugar há cerca de dez anos. A coletividade organiza este encontro para os associados e simpatizantes, mas reúne sempre muita gente, portugueses e franceses, residindo em Feyzin e, de forma geral, no Grande Lyon.

Este ano a festa teve a visita já anunciada do empresário João Pina, fundador da instituição caritativa “Nova Era. “Hoje estamos em Lyon, Feyzin, mas já fomos a Saint Etienne e a Grenoble para fazermos entrega de cabazes de géneros alimentares e de higiene para famílias carenciadas. Temos aqui uma ‘embaixadora’ na região Rhône, que é a Patrícia Correia, desde 2018, mas também contamos com outros parceiros como os Motoqueiros de Lyon, a Pastoral Católica e os Conselheiros das Comunidades Emília Macedo, Jorge Campos, Carlos Moreira e Nadine e algumas associações que nos ajudaram a distribuir mais de 300 cabazes aqui na região Rhone, desde o mês de novembro passado” disse João Pina.

Durante este evento em Feyzin, a associação propôs a famosa e tradicional sardinha assada, assim como frango e muitas doçarias portuguesas.

No final também foi proposto um “Caldo Verde” – ou uma “Sopa Verde” como se diz na região do Minho – como disse ao LusoJornal Elisabete, membro da Direção da organizadora.

Em Feyzin, o atual Maire é Marc Mamet – que sucedeu a Murielle Laurent, eleita Deputada recentemente – e descobre toda a Comunidade portuguesa que muito elogiou como sendo uma Comunidade generosa, honesta e muito festiva, o que lhe agrada muito sendo ele também uma pessoa muito alegre e que “gosta de festas”.

Alem do Maire de Feyzin e alguns dos seus Adjuntos, como as portuguesas Maria Ferreira e Muriel, estiveram também presentes os Conselheiros das Comunidades Emília Macedo e Jorge Campos que felicitaram a Direção e todos os sócios voluntários que organizaram esta festa dos Santos Populares onde nada faltou, desde a alegria até à música popular portuguesa.

A animação musical esteve o cargo da banda musical “Siga a Farra” que muito agradou a todo o recinto com música para dançar. O grupo proporcionou um passeio musical através de marchas desta quadra popular, mas também com desgarradas. A pista de dança esteve sempre cheia.

“Estamos muito contentes pela forma como tudo decorreu. O tempo esteve do nosso lado. Como estávamos ao ar livre, tivemos algum receio, mas tudo se passou bem. Assámos cerca de 40 kilos de sardinhas e muitas carnes e deste modo podemos responder aos pedidos de todos os presentes nesta festa popular. Agradeçemos a todos a vossa presença” disse ao LusoJornal o Presidente desta coletividade, Carlos Moreira.

Feyzin tem uma associação que sempre defendeu a cultura portuguesa literária, musical e também as suas tradições populares.

O próximo evento desta associação está agendado para o dia 6 de julho, sábado, com um Festival de folclore a partir das 11h00 para quem lá for almoçar, com uma ementa bem à portuguesa. No decorrer da tarde o festival de folclore vai ter a participação dos grupos Corações do Minho de Jons, Os Lusitanos de Mâcon, Verde Minho de Ternay, Gergovia de Craponne e o Grupo Color Canela. Sem esquecer o grupo de bombos de Trévoux.

Feyzin situa-se a sul de Lyon onde a Comunidade portuguesa reside e trabalha desde o início dos anos sessenta.