LusoJornal / Jorge Campos

Festival de folclore animou Lyon

No sábado passado, dia 21 de outubro, a Associação portuguesa de Lyon 6 organizou o seu Festival anual de folclore no Espace Jean Couty, no 9° bairro de Lyon.

Para além dos vários grupos de folclore, houve várias outras animações. Atuaram os grupos Estrelas Douradas – o grupo da casa -, Os Alegres das Concertinas de Savigneux, Os Amigos de Decines, Les Portugais de St Etienne, o Grupo Corações de Jons, e o Rancho Mocidade do Minho de St. Maurice-l’Exil. Ainda estiveram em palco os grupos de danças modernas Nova Geração de Jassens e o grupo Dloma de Trevoux.

Durante a tarde uma delegação da Mairie de Lyon 9, chefiada pelo Maire Bernard Bochard, acompanhado por Abel Gago, Myriam Yousef e Blandine Reynaud, participaram e apreciaram este ambiente de festa minhota.

«As gentes do sul têm neles esta alegria, esta força e vontade para fazerem a festa. Gostei muito do que vi e ouvi. Agradeço o convite feito pelo Presidente Belmiro da Cunha, pois é a primeira vez que assisti a este tipo de festa portuguesa» disse ao LusoJornal, Abel Gago, Maire-Adjoint com o pelouro da cultura, da educação e da juventude.

Mário Ribeiro animou o baile, e ocupou-se do som e das luzes deste dia que se prolongou até altas horas da noite.

As próximas atividades da associação são a Festa de S. Martinho e mais tarde, a 10 de fevereiro de 2018, o Dia dos Namorados, com um jantar e baile nesta mesma sala de Lyon 9, segundo disse ao LusoJornal o Presidente Belmiro da Cunha.