Belenenses's Goncalo Silva (R) in action against FC Porto's Vincent Aboubakar (L) during their Portuguese First League soccer match between Belenenses and FC Porto held at Jamor Stadium in Oeiras, outskirts of Lisbon, Portugal, 19th August 2018. ANTONIO COTRIM/LUSA António Cotrim / Lusa

Franceses ‘à Belenenses’ derrotados pelo líder FC Porto

O Belenenses SAD, como é conhecido este ano após a separação entre a SAD – Sociedade Anónima Desportiva – e o clube, entrou a vencer no Campeonato português com um triunfo (0-1) na deslocação ao terreno do Tondela.

No entanto a equipa de Lisboa não conseguiu continuar na senda das vitórias com uma derrota na segunda jornada frente ao líder do Campeonato, o FC Porto (2-3). Um jogo marcado pela recuperação da equipa do Belenenses que esteve a perder por 0-2, empatou a 2-2 antes de perder no tempo de compensação por 2-3, em casa emprestada visto que a equipa lisboeta joga durante esta temporada no Estádio do Jamor.

O Belenenses conta no seu plantel com três jogadores franceses: Vincent Sasso, Pierre Sagna e Zakarya Bergdich. Isto sem contar com mais três jogadores a terem atuado em França: o português André Santos que passou pelo Metz, o guineense Alhassane Keita que passou pelo Metz e o US Boulogne, e o gabonês Merlin Tandjigora que passou pelo Metz, pelo Istres e pelo Carquefou.

O destaque francófono desta equipa é o defesa-central Vincent Sasso. O jogador de 27 anos já tem uma larga experiência no futebol português. De notar que o futebolista passou pelas escolas de formação do PSG, do Boulogne-Billancourt e do Nantes, antes de assinar nos seniores pelo Nantes. Em 2012 acabou por rumar ao Beira-Mar, antes de dar o salto para o Sporting de Braga. Entre jogos pela equipa principal e a equipa «B» do Braga, Vincent Sasso decidiu sair e realizou duas temporadas nos britânicos do Sheffield Wednesday, dando por terminada a ligação com os Bracarenses.

Foi então na época passada, 2017/2018, que o futebolista francês decidiu mudar de clube e assinar desta vez pelo Belenenses. No ano passado jogou 19 jogos e marcou um golo. Neste início de temporada, já realizou três jogos, dois para o campeonato e um para a Taça da Liga.

Vincent Sasso será uma das peças importantes da equipa lisboeta para atacar e realizar uma boa temporada.

Uma equipa com uma forte presença francófona no arranque deste Campeonato. Na próxima segunda-feira o Belenenses SAD desloca-se ao terreno do Moreirense.

Recorde-se que na tabela classificativa, o FC Porto, o Sporting CP, o SL Benfica e o Feirense lideram com seis pontos. Quanto ao Belenenses ocupa o sétimo lugar com três pontos.