SLB

Futebol feminino: Benfica goleado por um Lyon de ‘outro’ Campeonato

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Benfica ainda resistiu ontem quase meia hora ao Lyon, e esteve perto de inaugurar o marcador, mas acabou goleado (5-0) na casa das heptacampeãs europeias de futebol feminino, na segunda ronda da fase de grupos da ‘Champions’.

Buchanan, aos 29 e 63 minutos, após dois cantos, Van de Donk, aos 31, Malard, aos 53, e Macario, aos 56, de penálti, ‘expressaram’ a clara superioridade das gaulesas, que procuram recuperar em 2021/22 a ‘coroa’ perdida para o FC Barcelona.

A formação ‘encarnada’ teve alguns bons apontamentos, e poderia ter marcado logo aos 12 minutos, por Cloé Lacasse, mas também cometeu muitos erros, alguns aproveitados pelo Lyon, que poderia ter conseguido um resultado ainda mais robusto.

Depois do empate a zero na receção ao Bayern Munique, na primeira ronda, o Benfica percebeu – já o sabia – que ainda tem um longo caminho a percorrer para se bater com as melhores, sendo que o Lyon é, presentemente, o líder do ‘ranking’ da UEFA.

Após duas jornadas, a formação de Filipa Patão também continua sem golos marcados, mas ainda pode sonhar com o apuramento, para as duas primeiras, sendo que para tal se tornar algo real precisa de bater em casa o Häcken na próxima ronda, em 10 de novembro.

Em relação à primeira ronda, o Benfica apenas procedeu a uma alteração, e forçada, com Beatriz Cameirão a substituir a lesionada Nycole Raysla, que não joga mais em 2021/22, enquanto o Lyon também só trocou uma ‘peça’ (Bruun por Morroni).

A formação gaulesa assumiu, como esperado, o controlo, perante uma equipa ‘encarnada’ agrupada atrás e apenas com Cloé Lacasse na frente, e, nos primeiros 10 minutos, assustou por Cascarino (6 min) e Malard (8 min), com um remate ao poste direito.

O Benfica defendia mais, mas, com bola, tentava sair a jogar e, aos 12 minutos, poderia ter inaugurado o marcador, numa jogada pela esquerda, entre Ana Vitória e Kika Nazareth, que isolou Lacasse, valendo às francesas uma defesa com os pés de Endler.

Aos 16 minutos, Malard teve outra boa hipótese, mas o primeiro golo do Lyon só chegou aos 29, e numa oferta da formação lusa: após um canto na esquerda, Letícia aliviou contra Catarina Amado e isolou Buchanan, que atirou para a baliza deserta.

O Benfica acusou o golo e, dois minutos volvidos, aos 31, voltou a ter uma falha comprometedora, desta vez Pauleta, que perdeu a bola numa saída para o ataque, permitindo que Malard a recuperasse e tocasse para o golo fácil de Van de Donk.

Com o 2-0, o ‘onze’ de Filipa Patão como se libertou do ‘peso’ de estar a defrontar o Lyon, e tentou reduzir por Catarina Amado (36 min) e Ana Vitória (43 min), mas esteve mais perto de sofrer, já aos 45+3, em remates seguidos à barra de Maacario e Buchanan.

A segunda parte não trouxe novidades, com o Lyon a continuar a dominar e, num ápice, a conseguir mais dois golos de ‘rajada’, o primeiro numa notável ‘bicicleta’ de Malard, aos 53 minutos, depois de um centro da direita de Macario.

O quarto golo das anfitriãs chegou logo a seguir, aos 56 minutos, com Macario a faturar de penálti – com Letícia ainda a tocar na bola -, após corte com a mão de Carole Costa.

Com tudo resolvido, sucederam-se as substituições, sendo que, pelo meio, aos 63 minutos, o Lyon chegou ao quinto, por Buchanan, que voltou a marcar na sequência de um canto, de cabeça, depois de Letícia não intercetar o centro de Bacha.

Até ao final, a formação da casa, mesmo em ritmo de ‘passeio’, teve várias oportunidades para chegar ao sexto, enquanto o Benfica ainda tentou o golo de honra, em ‘cima’ dos 90 minutos, mas o remate de Cloé Lacasse saiu fraco.

 

Declarações

– Sonia Bonpastor (Treinadora do Lyon):

“Estou satisfeita com o resultado, até porque conseguimos dar sequência à vitória na primeira jornada, mas há sempre margem para melhorar.

Gostava que tivéssemos sido mais efetivas, porque criámos muitas oportunidades em frente à baliza. Podíamos ter marcado mais golos.

Foi um jogo médio para nós. Defensivamente, demos muita liberdade e demasiado espaço a esta equipa do Benfica. Faltou-nos eficiência e capacidade técnica para termos melhores sequências. O primeiro golo foi um grande revés para a moral do nosso adversário e, logo a seguir, marcámos o segundo golo. Temos mais experiência do que o Benfica”.

 

– André Vale (Treinador adjunto do Benfica):

“Já estávamos à espera de um jogo muito complicado, contra a atual número 1 do ranking europeu, com grandes valores individuais e uma grande experiência coletiva.

É uma equipa que mistura jogadoras já com sete Ligas dos Campeões conquistadas com jogadoras jovens de grande qualidade, mas, apesar disso, viemos aqui ser o Benfica.

Entrámos com tudo, tínhamos uma estratégia muito bem definida para todos os momentos de jogo. Conseguimos aguentar algum tempo e, nesse período, ainda criámos duas ou três situações claras em que podíamos ter feito golo.

Tivemos uma situação de um contra zero com a Cloé, tivemos outra situação em que a Cloé consegue roubar a bola à guarda-redes, mas não estávamos à espera para finalizar, mas a realidade é que era um jogo que já esperávamos que fosse muito complicado. Assim o foi, mas honrámos a camisola, mantivemo-nos unidos e, conseguimos manter a estratégia do jogo, sendo que a nossa equipa é muito jovem, como o nosso projeto.

Começámos com a equipa feminina há quatro épocas e o facto de estarmos aqui é já uma situação incrível. É óbvio que sendo o Benfica, nunca podemos entrar num jogo com expectativas baixas ou para perder, mas a realidade é que, neste momento, estes jogos têm de ser encarados com grande ganho de experiência. Se chegámos aqui em quatro anos, imaginem o que poderemos fazer com mais quatro anos.

Apesar de tudo, a equipa manteve-se unidade durante os 90 minutos, com grande espírito de sacrifício, grande união. Mesmo a perder por 5-0, não tivemos problemas nenhuns em fazer transições, em tentar atacar e tentar fazer um golo”.

 

– Cloé Lacasse (jogadora do Benfica):

“Foi um jogo muito difícil. Viemos com um plano de jogo e mantivemo-nos unidas, mas defrontámos uma das melhores equipas do Mundo, se não a melhor.

Mostrámos o que representamos e vamos continuar a jogar no duro. Penso que no próximo jogo com elas, quando vierem ao Seixal, perante os nossos adeptos, vai ser uma história completamente diferente.

Vamos continuar a lutar e ver se conseguimos ficar num dos dois primeiros lugares do grupo”.

 

Ficha do jogo

Lyon 5-0 Benfica

Ao intervalo: 2-0.

Jogo no Estádio do Olympique de Lyon, em Décines.

Marcadoras: Kadeisha Buchanan (29 min), Danielle van de Donk (31 min), Melvine Malard (53 min), Catarina Macario (56 min, gp) e Kadeisha Buchanan (63 min).

Lyon: Endler, Carpenter (Cayman, 57 min), Henry, Buchanan, Morroni, Van de Donk, Egurrola (Sombath, 46 min), Macario (Ada Hegerberg, 67 min), Cascarino (Laurent, 58 min), Malard (Bruun, 67 min) e Bacha. Suplentes: Paljevic, Homgren, Ada Hegerberg, Sombath, Laurent, Julini, Cayman, Bruun, Benyahia, Baga e Bahlouli. Treinadora: Sonia Bompastor.

Benfica: Letícia, Catarina Amado, Ana Seiça, Carole Costa, Lúcia Alves (Matilde Fidalgo, 90+3 min), Pauleta (Maria Negrão, 90+2 min), Andreia Faria (Marta Cintra, 59 min), Beatriz Cameirão (Valéria Cantuário, 58 min), Ana Vitória (Christy Ucheibe, 58 min), Kika Nazareth e Cloé Lacasse. Suplentes: Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Matilde Fidalgo, Christy Ucheibe, Daniela Santos, Marta Cintra, Maria Negrão, Valéria Cantuário e Lara Pintassilgo. Treinadora: Filipa Patão.

Árbitra: Cheryl Foster (País de Gales).

Ação disciplinar: Nada a registar.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]