academica-oaf.pt

Futebol: João Alves ‘Luvas Pretas’ vai dirigir a Académica

João Alves ‘Luvas Pretas’ é o novo Treinador da Académica de Coimbra, anunciou o clube da segunda divisão portuguesa de futebol, que no início deste mês rescindiu contrato com Carlos Pinto, devido aos maus resultados.

O antigo internacional português regressa aos bancos depois de um interregno de seis anos, uma vez que deixou o Servette, da Suíça, em outubro de 2012, e vai orientar a Académica pela segunda vez, depois de ali ter chegado no decurso da época 2000/01 e ter saído a meio da temporada 2003/04.

A Académica informa ainda que João Alves (na esquerda na foto) chega acompanhado pelos adjuntos João Gião, especialista em metodologia de treino, Tó Sá, antigo jogador e Capitão dos ‘estudantes’, e Vítor Alves.

João Alves iniciou a carreira de treinador em 1984/85 no Boavista e passou por Leixões, Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Belenenses, Salamanca (Espanha), Campomaiorense, Farense, Académica, Benfica (juniores) e Servette (Suíça). Em 1989/90 conquistou a Taça de Portugal com o Estrela da Amadora.

O Técnico, que entra de imediato em funções, vai encontrar a Académica no 14º lugar do campeonato da II Liga, com seis pontos, somente um acima da zona de despromoção, e depois de ter sido eliminada na segunda eliminatória da Taça de Portugal, pelo Pedras Salgadas, do Campeonato de Portugal.

Na última jornada da II Liga, a sexta, a Académica, orientada interinamente por Vítor Vinha, foi goleada em casa pelo Estoril Praia, por 7-2.

Recorde-se que João Alves ‘Luvas Pretas’, enquanto jogador, atuou pelo Paris Saint Germain na temporada 1979/1980. Uma época em que o antigo médio disputou cerca de 19 jogos, visto que esteve cinco meses parado por causa de uma grave lesão.

O Paris Saint Germain terminou no sétimo lugar com 40 pontos, enquanto o Campeão de França, o Nantes, acabou com 57 pontos. Após essa temporada em território francês, João Alves regressou ao Benfica.