LusoJornal / Marco Martins

Futebol: Xeka, pedra angular no Lille

Cinco jornadas, cinco jogos, 450 minutos e um golo apontado, Xeka não perdeu um minuto com o Lille neste início de temporada. O médio português de 23 anos tem sido a pedra angular no meio-campo e na equipa do Lille.

A equipa do Norte da França realiza um início de temporada sem comparações com aquele do ano passado, ocupando atualmente o segundo lugar com 10 pontos, juntamente com o Marseille e o Toulouse, estando a cinco pontos do líder, o Paris Saint Germain.

No passado fim de semana o Lille venceu por 2-3 na deslocação ao terreno do Amiens com três jogadores portugueses a titulares – José Fonte, Xeka e Rui Fonte. De notar que a equipa do Norte da França conta ainda com mais dois atletas lusos no plantel – Rafael Leão e Edgar Ié.

O LusoJornal falou com o médio português de 23 anos, Xeka, sobre este início de temporada.

 

Este segundo lugar é inacreditável?

Nós não pensamos que seja inacreditável. Nós jogamos todos os encontros para ganhar. Temos jogado bem e temos mostrado o nosso potencial. O segundo lugar não quer dizer nada é verdade porque pode-se descer rapidamente na classificação, mas sabe sempre bem olhar para a classificação e ver que estamos nos lugares cimeiros. É para isso que trabalhamos todos os dias, é para isso que os jogadores trabalham todos os dias. Este segundo lugar, talvez não quer dizer grande coisa, mas também é uma forma de nos habituarmos a estarmos lá em cima. Assim vemos a sensação que temos ao estarmos lá em cima e assim queremos continuar por lá.

 

O próximo jogo é frente ao Nantes de Miguel Cardoso?

O jogo frente ao Nantes certamente vai ser difícil, como são todos. Durante esta semana vamos estudar a tática para ganhar o jogo, é isso que queremos.

 

O Nantes conta com jogadores que passaram por Portugal e até o próprio Treinador, Miguel Cardoso, isso não tem importância?

Há equipas que podem ter jogadores que passam pelo Campeonato português, mas quando chegam ao Campeonato francês, as coisas mudam. Na Liga francesa acabas por jogador como os franceses. Vai ser um bom jogo frente ao Nantes, e vai ser bom ver caras conhecidas que já vimos em Portugal.

 

O próximo jogo do Lille é frente ao Nantes de Miguel Cardoso a 22 de setembro pelas 17h00.