Gala da Academia Bacalhau de Rouen vai ajudar os Bombeiros de Vila Nova de Gaia

A Academia de Bacalhau de Rouen organiza o seu 6° jantar de gala na sexta-feira, dia 1 de dezembro, no restaurante La Bertelière, em Saint Martin-du-Vivier (76). O evento contará com a participação de artistas vindos de Portugal para animar a noite: Humberto Capelo, Rosa Ramos, Vítor Silva, Jorge Lomba ou ainda Maria da Luz, acompanhada por Carlos Marrecos na viola e José Rodrigues na guitarra portuguesa.

Amizade, solidariedade e portugalidade serão como sempre os fios condutores festivos que permitirão rememorar as ações de ajuda realizadas durante o ano assim como apresentar durante o jantar as próximas iniciativas de apoio. «Este ano os fundos serão dedicados essencialmente aos Bombeiros portugueses após as terríveis tragédias que afetaram Portugal. Contactámos 3 corporações de bombeiros na região de Vila Nova de Gaia: Valadares, Coimbrões e Aguda e esperamos poder ajudar um pouco cada corporação», explicou Joaquim Monteiro, Presidente da Academia.

Com a sala cheia, cerca de 150 convidados marcarão presença no jantar de gala, e Joaquim Monteiro espera poder ajudar com pelo menos 2.000 euros cada corporação. «Não se trata de uma quantia muito grande, mas pelo menos vão poder equipar-se com botas ou com mangueiras».

A Academia do Bacalheu de Rouen já havia contribuído antes do verão com o envio de duas toneladas de roupa para ajudar as vítimas dos primeiros incêndios. «Enviámos um camião cheio de roupas para adultos e para crianças para a região de Coimbra».

No início do próximo ano, a Direção da Academia espera reunir-se numa cerimónia em Portugal com os Comandantes dos Bombeiros e os próprios Bombeiros. Segundo Joaquim Monteiro esta região de Vila Nova de Gaia foi escolhida por serem a maior parte oriundos do norte de Portugal.

A Academia do Bacalhau já tem agendada a sua Assembleia Geral para o mês de janeiro, durante a qual serão eleitos os novos Corpos gerentes assim como o nome do futuro Presidente.