Susana Alexandre

Homenagem a Gérald Bloncourt esta quinta-feira em Paris 11

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Uma homenagem a Gérald Bloncourt vai ter lugar esta quinta-feira, dia 4 de novembro, em Paris, na presença do Maire de Paris 11, François Vauglin e da viúva do fotógrafo que deixou uma impressionante coleção de fotografias da emigração portuguesa dos anos 60.

Às 15h45 vai ter lugar a inauguração da reprodução de “La toilette de la Tour Eiffel à Paris 1960”, no Jardim Truillot – 82 boulevard Voltaire.

E às 18h00, na Sala de Festas da Mairie de Paris 11 – 12 place Léon Blum – vai ser projetado o filme documentário «Gérald Bloncourt, le franc-tireur de l’image», na presença da realizadora Silvia Voser.

Gérald Bloncourt nasceu o Haïti e morreu em Paris, onde vivia há 40 anos, na manhã do dia 28 de outubro de 2018. Era pintor, poeta, mas foi sobretudo fotógrafo e tem milhares de fotografias sobre os emigrantes portugueses que chegaram a França fugidos do regime de Salazar. Era militante comunista, foi responsável pelo serviço de fotografia do jornal L’Humanité, para o qual cobriu vários conflitos sociais, trabalhou também para o Nouvel Observateur, L’Express, Le Nouvel Economiste, Témoignage chrétien, entre muitos outros.

Esta homenagem em Paris 11 vai ter lugar precisamente no dia em que completaria 95 anos de idade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]