LusoJornal / Luísa Semedo

Homenagem a Maria Teresa Salgado na festa de fim de ano da ACEP

A Association Culturelle pour les Études Portugaises (ACEP) prestou homenagem à sua fundadora, presidente e diretora pedagógica, Maria Teresa Salgado, falecida dia 22 de fevereiro deste ano, aos 73 anos de idade.

A homenagem teve lugar em Paris, no anfiteatro do Colégio Fénelon Sainte Marie, durante a festa de fim de ano da associação.

Foram proferidos vários textos de homenagem pela fundadora e diretora administrativa Zita Salgado, pelos professores Carlos Abreu, Fernando de Sousa Santos e pela aluna Ana Guerra em nome dos alunos da primária e ainda pela aluna de liceu Marina Munchenbach.

Foram declamados, pela professora Paula Vidaline, os poemas «E por vezes» e «Estrada sem corrimão» de David Mourão-Ferreira, poeta de predileção de Maria Teresa Salgado, e ainda o poema «Histórias da História» do poeta exilado em França, António Topa, declamado pela Professora Ilda Nunes, amigo de ambas. Foi ainda projetado um filme de tributo à sua memória realizado pelo Professor Luís Filipe Pedrosa.

A fotografia de Maria Teresa Salgado esteve exposta no palco durante toda a manhã do evento e todas as vozes sublinharam com emoção uma mulher que fez muito pela língua portuguesa, nomeadamente na sua ação, não somente na ACEP, mas também como responsável pela Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França.

Foram relembradas as suas qualidades humanas, de pessoa com o coração nas mãos, de grande integridade e honestidade intelectual, preocupada com questões que tocam a justiça social. Preocupações espelhadas num discurso proferido por Maria Teresa Salgado pela ocasião dos 30 anos da ACEP, em 2012: «Devemos continuar a abrir o caminho do conhecimento, do amor da ciência e do rigor e preparar assim a juventude de maneira a que esta possa criar uma Europa forte, solidária e unida em que a palavra fraternidade não seja uma palavra vã».

Natural de Duas Igrejas, em Miranda do Douro, licenciada em História pela Universidade de Lisboa, Maria Teresa Salgado foi funcionária do Centro Calouste Gulbenkian entre 1967 e 2007 e responsável pela biblioteca a partir de 1993 até à sua reforma. Em 2007, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian nomeou-a diretora honorífica da biblioteca.

Maria Teresa Salgado colaborou, igualmente, com a Embaixada de Portugal no que diz respeito aos exames de História dos 9º e 11º anos, de 1975 a 1982. Em binómio com Zita Salgado, assumiu em 1983 a direção da ACEP enquanto Presidente e diretora pedagógica, cargos que assegurará até 2018, ano do seu falecimento.

Após a homenagem, seguiram-se os espetáculos de fim de ano dos alunos dos professores Fátima Rodrigues, Elisabete Faria, Maria João Oliveira e Benvinda Heresbach com várias canções cantadas em palco assim como algumas representações teatrais, nomeadamente a peça «Gota de Mel» de Léon Chancerel dirigida pelo professor Ricardo Poças.

O evento encerrou com a atribuição de prémios aos melhores alunos patrocinado pelo banco BCP.

A ACEP nasceu em 1982, apesar de já em 1976, os seus dirigentes terem estado associados num grupo de ensino de Português e História que funcionou, num primeiro tempo, na Paróquia de Saint Honoré d’Eylau e, depois, na escola Saint Louis de Gonzague.

Atualmente, a ACEP funciona no Colégio Fénelon Sainte Marie na rue de Naples no 8° bairro de Paris. O primeiro Presidente foi o professor de Filosofia de Paris IV-Sorbonne, Robert Misrahi e, o vice-Presidente, foi até 1997, Jean Pierreuse, funcionário da UNAPEC. Em 1983, foi então, eleita Presidente, Maria Teresa Salgado.

A direção administrativa está, desde a origem da associação, a cargo Zita Salgado que em declarações ao LusoJornal se mostrou satisfeita com a vitalidade da escola, forte dos seus atuais 650 alunos e 14 professores, dois dos quais de História. A substituição da diretora pedagógica ainda não está assegurada, mas, segundo Zita Salgado, será dentro dos próximos meses efetivada.

ACEP

Collège Fénelon Sainte Marie

47 rue de Naples

75008 Paris

Infos: 01.43.87.52.91

info@acep-paris.fr

http://acep-paris.fr/