Isabela Figueiredo apresenta “Carnet de mémoires coloniales” na livraria “La petite Égypte” em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Isabela Figueiredo, a escritora que acaba de ser nomeada para o Prémio Femina Estrangeiro, um dos mais importantes prémios literários franceses, com o livro “Carnet de mémoires coloniales”, vai apresentar o livro na quinta-feira da próxima semana, dia 30 de setembro, às 19h00, na livraria “La petite Égypte” em Paris.

Lançado em 2009 pela editora Angelus Novus e revisto e reeditado em 2015 pela Editorial Caminho, o “Caderno de Memórias Coloniais” foi editado em França pelas Editions Chandeigne e integra agora a primeira seleção do prémio, juntamente com outros 15 escritores. A edição francesa tem o título “Carnet de mémoires coloniales” e foi traduzido por Myriam Benarroch e Nathalie Meyroune.

O livro aborda o passado colonial de Portugal e a visão que a autora tem do pai, um eletricista português radicado em Moçambique, que despreza e explora os nativos.

Pelos olhos de Isabela Figueiredo, que nasceu naquele país em 1963 e teve que se mudar para Portugal nos anos 1970, durante o contexto da descolonização, o “melhor” ficava para os brancos, desde as praias aos eventos, passando pelas oportunidades.

O texto mistura memória, ensaio, observação pessoal e ficção e nasceu originalmente no blogue da autora, “Mundo Perfeito”, relatando a violência dos brancos sobre os negros, o racismo, a exclusão, os trabalhos subalternos e mal pagos.

 

Le jeudi 30 septembre, 19h00

Librairie la petite Égypte

35 rue des Petits Carreaux

75002 Paris

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]