LusoJornal / Marco Martins

Ivo Oliveira à procura de triunfo no Tour de l’Avenir

O Tour de l’Avenir prossegue nesta sexta-feira 24 de agosto com a oitava etapa entre as cidades de La Bathie e de Crest-Voland Cohennoz numa distância de 81,1 km.

O LusoJornal falou com o ciclista português Ivo Oliveira, que fez um balanço até ao momento da prova e abordou os objetivos de Portugal nesta prova reservada aos menos de 23 anos. Recorde-se que Ivo Oliveira é o irmão gémeo de Rui Oliveira que entrou no Top-10 em cinco etapas em linha durante o Tour de l’Avenir.

 

Que balanço podemos fazer da prova até agora?

Acho que estamos todos num bom nível. Esta é a corrida do ano para a qual toda a gente se preparou. Toda a gente está no seu melhor nível. Nós também estamos a tentar fazer os nossos resultados. Até agora tem corrido bem com os Top-10 com o Rui. Temos tido azar porque nós queremos colaborar na frente do pelotão e algumas equipas recusam trabalhar connosco. Quando é assim, é complicado frente a uma fuga de 5-6 corredores. As outras seleções têm de trabalhar, não podem querer ganhar sem trabalhar. Sem esses fatores, acho que poderíamos ter tido um pouco mais de sorte, mas pronto, nós fazemos o que nos compete e temos feito um bom trabalho. Acho que estamos perto da vitória, vamos ver.

 

Um balanço mais pessoal?

Tenho me sentido bem. No entanto não tenho nenhuma ambição na geral. Acho que tenho feito o meu trabalho e muito bem. O meu objetivo é, nas etapas ao sprint, lançar o Rui. Tem sido o meu trabalho, bem como controlar as fugas. Nas etapas de montanha, vamos tentar colocar nas melhores condições o Tiago Antunes e o João Almeida, isto na ótica da geral, porque são os nossos melhores trepadores.

 

Quem decide quem vai ‘sprintar’ entre Rui e Ivo?

Não há ninguém que decide sozinho. Decidimos todos em conjunto, todos temos uma opinião, e falamos todos juntos. Neste caso o Rui está em melhores condições para ‘sprintar’ e eu faço o meu trabalho, que é lançá-lo. Foi assim que decidimos desde o início. Acho que ele está a corresponder e falta, apenas, aquela pontinha de sorte.

 

A temporada do Ivo, e até do Rui, tanto na estrada como na pista tem sido de sucessos…

Eu tento fazer o melhor possível. Acho que tanto na pista como na estrada tenho feito bons resultados nesta época. Não é fácil correr quase 12 meses seguidos. Acho que tenho gerido bem, com a Seleção, com a equipa, e tenho feito bons resultados. Para terminar a época em grande, acho que falta uma vitória numa etapa do Tour de l’Avenir, que é o que estamos à procura.