FPNatação

Jogos Olímpicos: Nadadora Tamila Holub fez estágio de preparação em França

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A nadadora portuguesa de origem ucraniana Tamila Holub, do Sporting de Braga, fez um estágio de preparação em França, para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, na aldeia de Font-Romeu-Odeillo-Via, no departamento dos Pyrénées-Orientales.

Tamila Holub vai para a segunda participação e assume que as “expectativas são claramente mais elevadas” que no Rio de Janeiro2016. “O objetivo já não é só participar, já é lutar por uma final, o que no caso da natação é muito complicado. O melhor lugar de nadadores portugueses foi um sétimo do Alexandre Yokochi [Los Angeles1984], recentemente o Aléxis Santos teve um 12º lugar no Rio de Janeiro2016, e eu vou lutar por estar ao nível desses melhores atletas”, disse.

Para a atleta portuguesa, de ascendência ucraniana, do Sporting de Braga, “a natação em Portugal tem evoluído muito” e quer “aproveitar estes Jogos Olímpicos para demonstrar isso”.

“Melhorar o sétimo lugar de Yokochi? Será muito difícil, lutar por uma final já será muito complicado. O nível da natação tem estado sempre a aumentar e é complicado para nós, atletas portugueses, apanhar esse nível”, disse.

A atleta de 22 anos, que vai nadar os 800 e 1500 metros livres, revelou ainda que a pandemia de Covid-19 “afetou” a sua preparação, sobretudo fisicamente. “O psicológico manteve-se forte, percebi que era impossível mudar, os Jogos iam ser adiados e tive que aceitar isso e continuar a trabalhar. A nível físico foi muito exigente, já tivemos quatro estágios em altitude nos últimos cinco meses, três na Serra Nevada, Espanha, e voltámos recentemente de Font Romeu, França. O corpo está pronto e já tenho aquele entusiasmo e vontade de competir”, disse.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]