Jornadas Sociais da Misericórdia de Paris debateu os efeitos da pandemia na Comunidade portuguesa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Santa Casa de Misericórdia de Paris (SCMP) organizou este sábado à tarde, as XI Jornadas Sociais, este ano dedicadas aos efeitos da pandemia no seio da Comunidade portuguesa, em formato online e difundido na plataforma do LusoJornal.

A edição deste ano contou com as intervenções da Professora Alexandra Esteves, da Universidade Católica Portuguesa – Braga, dos psicanalistas António Lima Nogueira e Manuel Santos Jorge, ambos radicados em Paris, e de Manuel Antunes da Cunha, Presidente do Conselho Fiscal da Misericórdia e também professor da Universidade Católica Portuguesa.

A historiadora Alexandra Esteves, uma das maiores especialistas portuguesas do papel das Misericórdias, mas também dos efeitos sociais das pandemias, abordou “A ação das Misericórdias em tempos de epidemia: uma viagem pelo século XIX e pelas primeiras décadas do século XX”. Afinal, aquilo que estamos a viver agora, já aconteceu várias vezes em Portugal.

Por seu turno, os dois psicanalistas convidados, ambos membros ativos da Misericórdia de Paris, partilharam experiências e dificuldades da Comunidade portuguesa radicada em França no contexto atual.

Manuel Antunes da Cunha, especialista das representações em torno da emigração portuguesa, abordou um certo esquecimento a que foram votados pelo país de origem os compatriotas a viver no estrangeiro em situação de dificuldade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]