Legislativas’22: Apenas 3 eleitores vão votar presencialmente no maior Consulado de Portugal no mundo

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Os quase 3.000 eleitores recenseados no estrangeiro que pediram para votar presencialmente nas legislativas de 30 de janeiro devem dirigir-se entre sábado e domingo às Embaixadas e Postos consulares onde decorre a votação.

No Consulado Geral de Portugal em Paris, considerado o maior Consulado de Portugal no mundo, apenas 3 eleitores escolheram o método de votação presencial, aos quais se devem acrescentar mais 2 no Consulado Honorário de Orléans. Nos Consulados Gerais de Portugal em Bordeaux e em Marseille, nenhum eleitor escolheu esta fórmula de votação, tal como no Consulado de Portugal em Toulouse. No Consulado Geral de Portugal em Lyon inscreveram-se 10 eleitores, aos quais se pode acrescentar 1 eleitor no Consulado Honorário de Clermont-Ferrand. O posto consular com mais inscrições em França foi o Consulado Geral em Strasbourg, porque 13 eleitores decidiram votar presencialmente neste posto.

Segundo dados disponíveis na página eletrónica da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, nos círculos eleitorais do estrangeiro estão recenseados 1.521.947 eleitores, dos quais 2.872 pediram para votar presencialmente.

As três mesas de voto do Consulado de Portugal em Belém do Pará batem todos os recordes de inscrições já que 191 eleitores inscreveram-se em Belém, 647 em Manaus e 458 em São Luís do Maranhão. De destacar ainda os 150 inscritos em Providence, Estados Unidos, os 124 em Macau, e na Europa, os 69 de Bruxelas.

Este sábado, dia 29 de janeiro, a votação decorre entre as 08h00 e as 19h00 e amanhã, domingo, o horário mantém-se, exceto no continente americano, onde a votação encerra entre as 12h00 e as 17h00, consoante o local.

Por exemplo, no Consulado Geral de Portugal em Paris, a mesa de voto tem de permanecer aberta durante os dois dias, neste horário, até que os três eleitores votem, “na esperança que não decidam votar às 18h45 de domingo”, disse ao LusoJornal um dos elementos da mesa de voto.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]