Lusa / José Fernandes

Legislativas’22: Chega recorreu para o Tribunal Constitucional da anulação de votos dos emigrantes

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

 

O Presidente do Chega anunciou ontem que o Partido recorreu ao Tribunal Constitucional da decisão de anulação dos votos dos emigrantes nas legislativas, e disse que vai pedir reuniões a todos os Partidos sobre uma reforma do sistema eleitoral.

“Apresentámos o recurso contencioso junto do Tribunal Constitucional para dar voz à frustração de centenas de milhares de emigrantes que viram o seu voto defraudado, anulado ou destruído”, anunciou André Ventura, em conferência de imprensa, na sede do Chega, em Lisboa, depois de uma reunião dos Deputados eleitos pelo Partido nas Legislativas antecipadas de 30 de janeiro.

Para André Ventura, “o recurso é fácil de perceber: houve uma decisão que anulou milhares de votos, 80% dos votos só no círculo da Europa foram anulados, porque não vinham com cartão de cidadão anexo”.

“Isto é um absurdo, num momento de desmaterialização dos processos, em que há a possibilidade de fazer leitura ótica de um código de barras desta identidade e garanti-la, anular estes votos apenas serviu os interesses provavelmente de outros partidos ou de alguns partidos”, argumentou.

André Ventura disse ainda que o Partido vai propor a todos os Partidos reuniões para se chegar a um consenso sobre uma reforma do sistema eleitoral “que facilite e flexibilize a mecânica da votação a nível internacional, mas que também permita que os votos cheguem efetivamente aos emigrantes, que seja mais fácil votar e que seja um processo mais rápido, desmaterializado e menos burocrático”.

Para o Chega esta “é uma matéria que não deve ser partidária, deve ser consensualizada ao máximo com todas as forças políticas para que não haja aproveitamentos” e é “uma reforma que interessa a todos”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]