Legislativas’22: Paulo Pisco volta a ser cabeça de lista do PS pela Europa

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

Paulo Pisco foi ontem oficializado candidato a Deputado pelo círculo eleitoral da emigração na Europa. O Partido Socialista aprovou esta segunda-feira à noite, em reunião da Comissão Política Nacional, as listas de candidatos pelos 22 círculos eleitorais às eleições legislativas do próximo dia 30 de janeiro de 2022.

Paulo Pisco foi eleito Deputado pela primeira vez há 22 anos, em 10 de outubro de 1999, com uma interrupção de dois mandatos. Mas continua a ser o nome do Partido Socialista mais conhecido em toda a Europa, pelo menos segundo o Secretário Geral do Partido.

A “número dois” da lista é Nathalie de Oliveira, tal como na última eleição, apesar de, desta vez, ter formalizado a ambição de ser cabeça de lista e de várias vozes no Partido Socialista terem protestado contra os “cargos vitalícios”. Houve mesmo uma petição que circulou para que Nathalie de Oliveira fosse cabeça de lista, mas a Direção do Partido argumentou que 13 das 16 Secções do PS na Europa apoiaram Paulo Pisco.

No entanto Isabel Barradas, que aliás é membro da Comissão Política Nacional do PS que reuniu ontem à noite, escreveu ao Secretário Geral do Partido – numa carta publicada no LusoJornal – para dizer que não foi ouvida pela cúpula do PS.

A Direção do Partido queria reconduzir exatamente a mesma lista da última campanha, mas os dois suplentes, Ilídio Morgado e Sílvia Paradela, não aceitaram a proposta e foram substituídos por Alfredo Stoffel, atual Conselheiro das Comunidades eleito na Alemanha e por Joana Benzinho, que trabalha nas instituições europeias, em Bruxelas.

Não foi pacífica a constituição desta lista socialista pelo círculo eleitoral da Europa, mas ontem à noite foi finalmente oficializada. A ambição do Partido é agora tentar eleger dois Deputados, já que a França é o país da Europa com mais eleitores e o PSD não apresenta nenhum candidato residente neste país e apresenta uma candidata cabeça de lista completamente desconhecida das Comunidades portuguesas, exceto da residente na Suíça, onde foi Adida Social na Embaixada de Portugal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]