LusoJornal | António Borga

Legislativas’22: Rui Rio vem a Paris este domingo para fazer campanha eleitoral

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

 

O Presidente do PSD, Rui Rio, vai deslocar-se a Londres e a Paris entre sexta-feira e domingo no âmbito da repetição das eleições legislativas no círculo da Europa.

Rio estará no domingo em Paris, num programa que ainda não está fechado, mas durante o qual deverá encontrar-se com a Comunidade portuguesa.

Na lei eleitoral, não está previsto qualquer período de campanha eleitoral para uma repetição de eleições, mas o líder do Chega, André Ventura, já tinha anunciado que iria fazer sessões de esclarecimento junto da Comunidade portuguesa em França, Espanha, Suíça e Luxemburgo.

Quando foi conhecida a decisão do Tribunal Constitucional de anular as eleições no círculo da Europa – só neste círculo houve recursos para o Palácio Ratton, nenhum apresentado por PS ou PSD -, Rui Rio afirmou que a decisão dava razão aos protestos do partido e “mais força” à queixa-crime.

“A decisão do TC veio-nos dar razão, porque a decisão assenta precisamente na ideia de que os votos que não estavam acompanhados pelo cartão de cidadãos eram votos nulos e não contavam. Como pegaram nos votos nulos e os misturaram com os outros e não se sabe qual é qual, teve de ser tudo anulada”, afirmou Rui Rio, no final de uma audiência com o primeiro-ministro em São Bento.

O Presidente do PSD salientou que a lei eleitoral “é clara” e obriga os cidadãos a acompanharem o seu voto de cópia do Cartão de Cidadão, senão alguém poderia pegar “num molho de votos” e envia pelo correio. “A lei como está pode ser aperfeiçoada, mas a lei não pode permitir uma situação destas. Deu nisto”, lamentou.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]