Lusa | José Sena Goulão

Legislativas’22: ‘Também Somos Portugueses’ lança inquérito sobre como correu a votação dos Portugueses no estrangeiro

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A TSP – Também somos portugueses – Associação cívica internacional lançou este fim de semana um inquérito sobre como correram as eleições para os Portugueses no estrangeiro.

“A TSP tem estado em campanha para divulgar como se vota para as eleições para a Assembleia da República, que funcionam de modo muito diferente das eleições para o Presidente da República, e para incentivar os Portugueses na diáspora a votar. A TSP tem encontrado um grande interesse nestas eleições, o que permite prever um forte aumento do número de eleitores nos dois círculos pela emigração” começa por explicar a associação numa nota enviada às redações. “Contudo, também registou inúmeras queixas e a frustração de cidadãos que não conseguiram votar. Decorrendo esta eleição essencialmente via postal, são muitos os casos de boletins de voto que nunca chegaram ao seu destino. E o sistema eleitoral no estrangeiro não é flexível o suficiente para permitir a alternativa de último recurso de tentar votar num Consulado – muitos tentaram e o seu voto foi recusado. Isto quando em simultâneo se lamenta a abstenção”.

A Associação TSP lançou um inquérito dirigido aos Portugueses no estrangeiro “para tentar apurar a dimensão e os contornos do problema”. Quer saber quem votou, quem não conseguiu; quem nunca recebeu o boletim de voto, e, se possível, porquê; qual é o método de voto que preferem.

Esse inquérito decorre online.

A TSP apela aos Portugueses no estrangeiro para preencher este curto inquérito, e divulgá-lo por todos os que vivem na diáspora. “Este inquérito irá ser muito útil para podermos melhorar o sistema eleitoral, o objetivo principal da associação”.

A TSP – Também somos portugueses é uma associação cívica internacional que defende os direitos dos milhões de Portugueses no estrangeiro. Já está implantada em Portugal, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Estados Unidos.

 

Preencha o inquérito AQUI.

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]