LusoJornal | Carlos Pereira

Législatives’22: Dominique da Silva voltou a ser eleito no Val d’Oise

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

Dominique da Silva voltou hoje a ser eleito Deputado do 7° círculo eleitoral do Val d’Oise (95), depois de ter sido eleito pela primeira vez em 2017, nas listas do Presidente Emmanuel Macron.

Desta vez a eleição foi complicado e o Deputado franco-português apenas teve mais 204 votos (50,37%) do que o seu concorrente na segunda volta das eleições legislativas, o socialista Romain Eskenazi (49,63%).

Os pais de Dominique da Silva eram portugueses. O pai emigrou para França desde de Barqueiros, Barcelos, em 1958 e a mãe, da Póvoa de Varzim, veio um ano depois com os três primeiros filhos do casal. Dominique da Silva já nasceu no Val d’Oise, onde sempre morou.

O Deputado reeleito nasceu em 1968 em L’Isle-Adam. A família viveu primeiro em Merry-sur-Oise, depois em Auvers-sur-Oise, e mais tarde mudou-se para Moisselles, onde é conselheiro municipal e onde ainda reside.

A mãe de Dominique da Silva morreu quando ele tinha apenas 23 anos e o pai morreu 5 anos depois. “Portugal é o país das férias. Vou lá todos os 2 ou 3 anos, mais ou menos. Este ano não fui e a última vez que lá fui, foi em 2018” diz em português numa entrevista ao LusoJornal. Mas insiste em dizer que “falo pouco” e que necessita de algum tempo de adaptação. “Depois de dois ou três dias em Portugal, já falo melhor” sorri.

Na última legislatura foi membro da Comissão dos Assuntos sociais.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]