Lusa | Fabio Poco

Liga Europa: FC Porto defronta Lyon e Mónaco defronta Sporting de Braga

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

 

 

O Lyon, que reencontra o FC Porto, e o Mónaco, pela primeira vez no caminho do Sporting de Braga, são os adversários das equipas portuguesas nos oitavos de final da Liga Europa em futebol, com decisão em França.

O sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça, ditou, assim, uma ‘cimeira’ luso-francesa, sendo que, na primeira mão, e face à proximidade entre Porto e Braga, os ‘dragões’ vão jogar em 09 de março e os ‘arsenalistas’ no dia 10.

A formação de Sérgio Conceição, líder destacada do Campeonato luso, seis pontos à frente do Campeão em título Sporting, será, assim, a primeira a entrar em ação, face a um Lyon que ocupa apenas o oitavo lugar da ‘Ligue 1’, a 21 pontos do Paris Saint-Germain.

O Lyon, que conta na baliza com o internacional português Anthony Lopes, é um ‘velho conhecido’ do FC Porto, que defrontou os gauleses nos quartos de final da Liga dos Campeões de 2003/04, rumo ao título europeu.

A formação de José Mourinho superiorizou-se com um triunfo caseiro por 2-0, selado por Deco e Ricardo Carvalho, e um empate a dois golos em França, na segunda mão, num jogo em que Maniche ‘bisou’.

Foi o segundo ‘duelo’ europeu entre as duas equipas, que já se tinham defrontado na primeira eliminatória da Taça das Taças de 1964/65, num primeiro confronto em que foram igualmente os ‘azuis e brancos’ a superiorizarem-se.

Os portistas venceram em casa por 3-0, com um ‘bis’ de Custódio Pinto e um tento de Carlos Baptista, e, na segunda mão, em França, ganharam por 1-0, com um tento de Valdir.

Por seu lado, o Sporting de Braga, atual quarto colocado da I Liga, a sete pontos do Benfica, 13 do Sporting e 19 do FC Porto, encontra uma Mónaco que, no campeonato gaulês, tem os mesmos 38 pontos do Lyon, embora siga dois lugares acima, no sexto.

Os monegascos, que contam no seu plantel com o avançado internacional luso Gelson Martins, nunca mediram forças nas taças europeias com os ‘arsenalistas’, mas já defrontaram Belenenses, Sporting, FC Porto e Benfica.

O duelo mais emblemático aconteceu face ao FC Porto, que, em 2003/04, bateu os franceses por 3-0 na final da ‘Champions’, disputada na cidade alemã de Gelsenkirchen, num embate decidido com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenitchev.

No que respeita aos outros embates dos oitavos, destaque para o confronto entre os espanhóis do Sevilha, recordistas de vitórias na Liga Europa (2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2019/20), e os ingleses do West Ham, sextos da ‘Premier League’.

Os jogos da primeira mão disputam-se em 10 de março, com exceção das receções do FC Porto ao Lyon e do Betis ao Eintracht Frankfurt, que se realizam na véspera, e os da segunda em 17 de março, com o Spartak Moscovo como anfitrião do Leipzig em campo neutro.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]