Lusa | Fabio Poco

Liga Europa: FC Porto e Sporting de Braga jogam em França esta quinta-feira

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

 

 

O FC Porto, após um dececionante 0-1 com o Lyon, e o Sporting de Braga, depois de um afirmativo 2-0 ao Mónaco, jogam esta quinta-feira em França o acesso aos quartos de final da Liga Europa em futebol.

Na segunda mão dos ‘oitavos’, tudo permanece em aberto, embora com os ‘arsenalistas’ em melhor situação, pois podem perder pela diferença mínima, enquanto os ‘azuis e branco’ têm de ganhar, sendo que só um triunfo por mais de um golo é decisivo.

Os dois clubes lusos procuram ambos o terceiro apuramento para os ‘quartos’, nos quais o Sporting de Braga esteve pela última vez em 2015/16 e o FC Porto em 2013/14, depois da presença simultânea em 2010/11, época em que se encontraram na final, com triunfo portista por 1-0, selado por Falcao, em Dublin.

A formação de Carlos Carvalhal será a primeira a entrar em ação, num embate marcada para as 18h45 (hora francesa), no Estádio Louis II, onde os bracarenses jogam pela primeira vez e os ‘dragões’ ganharam por 3-0 na derradeira visita (2017/18).

Com dois tentos de vantagem, face ao 2-0 selado na ‘Pedreira’ pelo espanhol Abel Ruiz (3 min) e Vítor Oliveira (89 min), o Sporting de Braga parte como favorito, face também ao mau momento dos monegascos, que só venceram um dos últimos sete jogos.

O Sporting de Braga tem, assim, a eliminatória muito inclinada para o seu lado, até porque, na Europa, nunca caiu após vitória caseira na primeira mão, cenário que já viveu 11 vezes, inclusive com Liverpool, Sevilha, Celtic e Parma.

O conjunto minhoto nem precisa sequer de acabar com a ‘seca’ de golos e vitórias em França, onde só jogou três vezes e perdeu duas, a última por 3-0 – resultado que agora não pode replicar -, com o Marseille, em 2017/18.

Os ‘arsenalistas’ partem na frente, mas, perante um ataque com Ben Yedder – melhor marcador do campeonato francês, a par de Kyllian Mbappé – o alemão Volland e o português Gelson Martins, não podem, assim, facilitar.

A meio da eliminatória, as duas equipas tiveram um jogo falhado nos respetivos ‘nacionais’, com o Sporting de Braga, quarto na I Liga, a cair por 1-0 na receção ao Gil Vicente, e o Mónaco, oitavo da Ligue 1, a perder pelo mesmo resultado em Strasbourg.

Depois de abertas as ‘hostilidades’ no Louis II, a ‘cimeira’ luso-francesa encerra no OL Stadium, onde os locais surgem em vantagem, depois da vitória por 1-0 conseguida na quarta-feira da semana passada no Estadio do Dragão, graças a um tento do médio internacional brasileiro Lucas Paquetá (59 min).

A partir das 21h00 (hora francesa), o Lyon parte, assim, em vantagem, sendo que a boa notícia para o FC Porto é que a desvantagem é só de um golo, cenário bem agradável para os ‘dragões’ face a tudo o que não fizeram na primeira mão.

Pior, para os comandados de Sérgio Conceição foi o amarelo mostrado ao médio internacional português Otávio, baixa importante nos ‘azuis e brancos’, que têm, porém, muitas e boas soluções para fazer face à sua ausência.

De resto, e mesmo com a habitual ‘conversa’ de que o campeonato que é que importante, o FC Porto deverá apresentar-se em Lyon com o melhor elenco possível, até pela imagem que defende na Europa, onde, em 2021/22, só venceu dois de nove jogos.

No ‘intervalo’ da eliminatória, os ‘dragões’ reforçaram a liderança da I Liga, ao golearem em casa o Tondela por 4-0 – três golos já contra 10 -, enquanto o Lyon caiu para 10º da Ligue 1, ao perder por 4-2 na receção ao Rennes, quarto colocado.

Face a estes antecedentes, o FC Porto parece capaz de selar o segundo apuramento após desaire caseiro na primeira mão, sendo que já venceu em Lyon (1-0 em 1964/65) e ganhou os derradeiros três jogos em França (1-0 ao Lille, em 2014/15, 3-0 ao Mónaco, em 2017/18, e 2-0 ao Marseille, em 2020/21).

Quanto às outras eliminatórias, maiores atenções para a Turquia, onde o FC Barcelona, o ‘gigante’ entre os presentes, defronta o Galatassaray depois de um ‘nulo’ em Nou Camp, situação que já enfrentou no ‘play-off’, com o Nápoles (1-1 e 4-2).

Por seu lado, o Sevilha (1-0 ao West Ham) e a Atalanta (3-2 ao Bayer Leverkusen) levam vantagens curtas para Inglaterra e Alemanha, respetivamente, enquanto o Eintracht Frankfurt recebe o Betis em vantagem, após o 2-1 conseguido em Espanha.

O Rangers, com um triunfo por 3-0 na receção ao Estrela Vermelha, na única eliminatória sem equipas do ‘top 5’ europeu, tem ‘pé e meio’ nos ‘quartos’, nos quais já está o Leipzig, face à exclusão do Spartak Moscovo, após a invasão russa à Ucrânia.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]