sb29.bzh

Ligue 2: Brest de Mathias Autret a um ponto do líder

A 24ª jornada da Ligue 2 terminou na segunda-feira 11 de fevereiro com o triunfo do Brest do médio franco-português Mathias Autret por 1-0 frente ao Auxerre. O Brest aproxima-se assim da liderança do campeonato.

No que diz respeito à liderança, o Metz continua no primeiro lugar da segunda divisão francesa com 50 pontos, isto apesar do empate sem golos frente ao Lens. De notar que, nesse encontro, do lado da equipa do Metz, o internacional caboverdiano Jamiro Monteiro não foi convocado, enquanto o Espanhol Iván Balliu foi titular, ele que passou por Portugal onde vestiu a camisola do Arouca entre 2013 e 2015.

Uma semana que foi novamente desfavorável para o Metz.

O Brest do médio franco-português Mathias Autret acabou por vencer, em casa, por 1-0 frente ao Auxerre. O médio ofensivo de 27 anos, Mathias Autret, não marcou neste jogo, ele que conta com seis tentos apontados nesta temporada. Com este resultado o Brest permanece no segundo lugar agora com 49 pontos, a um ponto da liderança.

No terceiro lugar com 43 pontos encontramos o Lorient dos defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira. O Lorient venceu por 0-1 na deslocação ao terreno do Grenoble e está agora a seis pontos do segundo lugar e a sete do primeiro, aproximando-se um pouco dos dois lugares cimeiros, que dão acesso direto à subida de divisão.

O quarto e o quinto lugares são ocupados respetivamente pelo Paris FC e pelo Lens com 42 e 39 pontos. O Paris FC venceu por 0-1 na deslocação ao terreno do Troyes, clube treinado pelo Português Rui Almeida, enquanto o Lens empatou sem golos, em casa, frente ao Metz.

Neste lote de equipas, que estão nos lugares cimeiros, contamos com sete lusófonos: o médio caboverdiano Jamiro Monteiro está no Metz, os defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira atuam no Lorient, o médio franco-português Mathias Autret joga no Brest, o médio brasileiro Dyjan Azevedo representa o Paris FC, enquanto o defesa franco-caboverdiano Steven Fortes está no Lens.

De notar que nenhum jogador lusófono marcou nesta jornada. Neste momento o melhor marcador lusófono da Ligue 2 é o avançado lusodescendente Tony Maurício do Valenciennes que lidera com sete golos marcados.

Recorde-se ainda que a segunda divisão francesa, a Ligue 2, conta com um Treinador português, Rui Almeida, que perdeu com o Troyes na vigésima quarta jornada por 0-1, em casa, frente ao Paris FC.