LusoJornal | Jorge Campos

Lyon: Lusodescendente criou empresa de fabricação de roupa adaptada para deficientes

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

 

Constant & Zoé é o nome da empresa de criação de roupa especial para pessoas com deficiências físicas ou mentais de Sarah da Silva Gomes, uma lusodescendente cujo pai veio da região do Minho e a mãe da Cabília, no norte de África.

“Eu sou francesa e todo o meu percurso escolar e de formação profissional foi feito em França. Não falo português, mas sinto que a cultura e o país do meu pai também me fascina” contou ao LusoJornal. “A criação desta empresa de roupas para pessoas que têm grandes ou pequenos problemas de deficiência física ou mental, nasceu após realizarmos, eu e o meu irmão, que há atualmente grandes dificuldades para se encontrar no mercado este tipo de roupa”.

Com efeito, Sarah confrontou-se desde muito cedo com o problema de vestir o irmão deficiente, Constant.

A marca identifica as necessidades específicas ligadas à deficiência, à doença ou ao envelhecimento, e tenta encontrar soluções técnicas para tornar acessível o pronto-a-vestir, criando coleções adaptadas para crianças, adultos e seniores.

Analisando as situações particulares deste público alvo, a empresa cria protótipos de casacos, camisas, camisolas, roupa interior e calças…, que depois passam à etapa de ensaios, de produção e chegarem finalmente à venda.

A empresa conta atualmente com 10 colaboradores, entre desenhadores, criadores de protótipos e secretariado. O seu catálogo de vendas e encomendas encontra-se disponível via internet, em www.constantetzoe.com.

A sede da empresa está em Rillieux-la-Pape, na região de Lyon, com escritórios e armazém, e de onde são expedidas todas as encomendas que seguem depois para os clientes.

As matérias primas são compradas em vários países da Europa e a fabricação está a ser feita em Portugal, na região de Barcelos e na Bélgica. A “Constant & Zoé favorece as matérias elásticas, imagina tendências e propõe soluções que, para além de práticas e adaptadas têm de ser bonitas.

A maior parte das vendas são feitas nos países europeus, mas também já tem vendas noutros países no planeta.

A empresa foi lançada no início de 2019 e teve algumas dificuldades com a crise sanitária, mas soube ultrapassá-las e hoje conta com uma reconfortante estabilidade.

“Estamos com uma boa progressão nos números e em todos os objetivos. Estamos já a prever mais contratos de trabalho para assim respondermos ao aumento de atividade em todos os nossos setores” conclui Sarah Gomes.

Sarah Gomes acolheu na semana passada o Deputado Paulo Pisco, do Partido Socialista, que passou por Lyon no quadro da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 30 de janeiro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]