LusoJornal / Mário Cantarinha

Marcelo Rebelo de Sousa acolhe «de abraços abertos» adesão da França à CPLP

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa reagiu à candidatura francesa a país associado da CPLP afirmando que Portugal a acolhe de braços abertos e considerando que esta comunidade está a ganhar peso no mundo.

«Aumentou o peso político da CPLP no mundo. Países europeus, países latino-americanos, países asiáticos, países africanos. Essa expectativa, que já existia, a concretizar-se por parte da França é muito, muito importante, e nós acolhemo-la, naturalmente, de braços abertos», declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

A França anunciou na quarta-feira que já apresentou oficialmente a sua candidatura para aceder ao estatuto de Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A candidatura francesa é motivada pela presença de uma importante Comunidade portuguesa e lusodescendente em França (estimada em cerca de um milhão e meio de pessoas, a mais importante fora de Portugal), «pela partilha da mais longa fronteira terrestre francesa com o Brasil (região da Guiana francesa)» e pela importância das relações de França com os países africanos membros da CPLP, em matéria de formação e ajuda ao desenvolvimento.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]