“Mercado Português” de Cenon já tem data marcada para junho

A Associação Alegria Portuguesa da Gironde anunciou na semana passada as datas da 10ª edição do Mercado português de arte, artesanato e gastronomia de Cenon, nos dias 7, 8 e 9 de junho, sempre no Domaine du Loret, em Cenon (33), uma cidade dos arredores de Bordeaux.

O evento é organizado todos os anos pela Associação Alegria Portuguesa da Gironde e pela Mairie de Cenon, nomeadamente através de Fernanda Alves, Maire Adjointe da cidade.

A Associação Alegria Portuguesa da Gironde foi fundada em 1982 e nasceu “por mero acaso”, explica o Presidente José Rodrigues. “Com um grupo de amigos fomos a uma festa de um clube português onde estava um grupo de folclore e nós começámos a dançar com eles. Quando regressámos, pensámos logo criar também um grupo folclórico. Nunca pensámos é que durasse assim tanto tempo, mas ainda hoje existe, porta-se bem, e recomenda-se” diz José Rodrigues que desde então preside a associação.

Na cidade já havia um clube de futebol, os Lusitanos de Cenon, que ainda existe, e nasceu então a Alegria Portuguesa da Gironde, com um grupo de folclore que representa as danças e tradições do Alto Minho, sobretudo Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

Há mais de 35 anos que a associação organiza um Festival de folclore, com grupos da região, mas também com grupos vindos de Portugal, e mais recentemente decidiu organizar também a “Festa do Santoinho”, no recinto da associação.

A associação ocupa um espaço, no Domaine du Loret, um dos parques da cidade. “Trata-se de um edifício que estava praticamente em ruínas. O Maire já nos conhecia e propôs este espaço para a associação. Temos um contrato assinado no Notário e o espaço foi-nos cedido por 40 anos. Mas tivemos obras aqui durante praticamente um ano” confessou José Rodrigues ao LusoJornal.

Em Cenon residem entre 2.000 a 3.000 Portugueses, segundo José Rodrigues. “Todos os anos chegam a esta cidade cerca de 1.000 novos habitantes e, claro, temos muitos Portugueses”. Aliás, esta cidade assinou um Protocolo de colaboração com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, tal como assinou a Mairie de Pontault-Combault nos arredores de Paris.

E José Rodrigues nunca se cansa de elogiar o antigo Maire da cidade durante 22 anos, e atual Deputado, Alain David, “grande amigo dos Portugueses. Basta dizer que em Cenon há três associações e todas têm instalações cedidas pela Mairie: nós, o Motoclube e os Lusitanos, que praticamente têm um estádio de futebol para eles” diz José Rodrigues ao LusoJornal. “É um grande homem. É difícil encontrar Maires como ele”.

Outra peça fundamental na organização do Mercado Português de Cenon, é Fernanda Alves, Maire Adjointe na cidade. Durante três dias, o dueto José Rodrigues e Fernanda Alves ocupa-se de gerir as dezenas de stands de empresas, a maior parte das quais que vêm de Portugal, para venderem diretamente os seus produtos, ou à procura de agentes que os representem em França.

Este evento inspirou-se na Feira de produtos portugueses organizada todos os anos pela associação ARCOP de Nanterre, mas tem lugar ao ar livre. Por vezes as condições climatéricas não ajudam, mas o evento tem-se transformado num autêntico arraial português em terras francesas.

Para além do Folclore e do Mercado Português, a associação, com mais de 100 associados, organiza regularmente outras atividades pontuais, como a Festa das castanhas, a Passagem do ano, almoços e jantares de casamentos, batizados e aniversários, as Comemorações do 25 de Abril, participa no Téléthon, e programa duas ou três festas por ano.

“Com o avançar da idade, queria ver se encontro alguém que tome conta disto. Temos uma Direção grande, mas gostava que alguém assumisse a Presidência, mas sempre na continuidade daquilo que temos vindo a fazer até aqui” confessa José Rodrigues. “Quem assumir a presidência tem que se meter na cabeça que tem uma associação para gerir e que aqui tem tudo para o conseguir. Se tiver ideias para trabalhar, aqui não lhe falta nada. Nem que não faça mais nada, pelo menos manter o que está feito”.