Mónica Lisboa presidiu à cerimónia de abertura do Bar Efémero do Comité de Geminação de Groslay


O Comité de Geminação de Groslay – entidade que anima as duas geminações daquela localidade do Val d’Oise (95) com Mogadouro, em Portugal, e com Schemmerhofen, na Alemanha – organizou a quarta edição do Bar Efémero, um minifestival de cultura baseada nestas duas geminações.

No parque do Hôtel de Ville daquela cidade foi instalado um palco, mesas, cadeiras, para-sóis e lâmpadas para criar um ambiente intimista propício ao convívio e à partilha cultural.

Na abertura, o Maire de Groslay, Patrick Cancoüet deu as boas-vindas à Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa e lembrou a importância das geminações para a manutenção da paz depois da segunda guerra mundial. Por seu lado, Mónica Lisboa destacou o papel da Comunidade portuguesa em França e das relações de amizade entre os dois países.

Alguns dos membros do Conselho municipal das crianças colocaram perguntas a Mónica Lisboa. Queriam saber a que horas começa a escola em Portugal, qual a festa popular que mais gosta, o que é exatamente ser Cônsul, se se é Cônsul toda a vida,…

Pelo palco passou o rock de Joseph César, também professor de português, o blues de Dan Inger dos Santos, com a sua banda, o jazz de Christelle Pereira, numa homenagem a Ella Fitzgerald, as canções internacionais de Christime Joma, mas também houve hipnose com Sérgio Angélus e humor com Mike de Sá do Portugal Comedy Club.

Durante os dois dias houve ainda tempo para os alunos dos cursos de português das duas escolas primárias de Groslay contarem como foi a recente viagem a Mogadouro e alunos e pais prestaram homenagem à implicação da professora de Português.

Para comer havia bifanas, bolos de bacalhau, rissóis, entre outras especialidades portuguesa.