Morreu Felícia da Assunção Pailleux, filha de soldado português da I Guerra Mundial

Faleceu esta manhã, com 96 anos de idade, no Norte da França, onde residia, Felícia de Assunção Pailleux, filha do soldado João da Assunção, do Corpo Expedicionário Português (CEP), que combateu em França durante a I Guerra mundial.

Desde que em 1975 recebeu das mãos do pai a bandeira da Delegação de Lillers da Liga dos Combatentes, passou a ser a porta-estandarte do CEP e todos os anos tem marcado presença nas comemorações da Batalha de La Lys, no Cemitério Militar português de Richebourg e junto ao Monumento ao Soldado Português de La Couture.

Condecorada pelo Presidente da República Portuguesa, tem sido uma das caras mais conhecidas desta transmissão de memória da presença portuguesa em França depois da I Grande Guerra.

No ano passado já mostrava alguma fragilidade, teve de se sentar durante as cerimónias, mas lá estava, fiel ao posto, ao lado da bandeira que o pai lhe tinha confiado.

João da Assunção ficou em França depois da Guerra e casou com uma jovem francesa em 1920. O casal teve 14 filhos e Felícia nasceu em 1926. Queria ser comerciante de bicicletas, mas primeiro foi mineiro. Chegou a ir trabalhar com o uniforme militar vestido.

Na verdade, a bandeira da Liga dos Combatentes que João da Assunção deu à filha, está agora num Museu em Lisboa e a atual bandeira é uma réplica. Felícia Pailleux contava muitas vezes a viagem que fez a Portugal por ocasião do centenário da República Portuguesa, a convite do Presidente da República. “Fui recebida como uma rainha” contava. Os documentos do meu pai e a bandeira original já tinham seguido por mala diplomática.

Felícia da Assunção Pailleux teve duas filhas, Cathy e Marie, três netos – uma das quais, Aurore Aurore Descamps-Ronsin Rouffelaers, que a substitui com a bandeira da Liga dos Combatentes – e dois bisnetos, Virgile e Horace, que a acompanharam muitas vezes nas cerimónias da Batalha de La Lys.

Por enquanto, o LusoJornal ainda não conhece a data cas cerimónias fúnebres.