O que fizeram as crianças durante o confinamento (2)?

No contexto atual de pandemia, os professores de Português em França e os respetivos alunos tiveram de se adaptar ao ensino à distância. O vocabulário relacionado com o Coronavírus e as atividades feitas durante o confinamento constituíram para alguns professores matéria de trabalho com os alunos.

As diferentes tarefas propostas permitiram o uso pragmático da língua e criaram condições para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Muitos alunos testemunharam como viveram este momento histórico.

Os seus testemunhos foram difundidos oralmente pela rádio Alfa. Aqui divulgamos alguns dos seus testemunhos escritos.

 

Olá! Chamo-me Gilda, tenho 7 anos, moro em Brunoy! Durante o confinamento participei nas aulas à distância. Ajudei os meus pais em casa. Li livros, joguei consola. Gostei de fazer videochamadas com os meus avós e amigos.

 

Olá! Chamo-me Tiago e moro em Corbeil-Essonnes. Durante o confinamento participei nas aulas à distância, fiz jogos em família… Ajudei os meus pais em casa. Li livros e joguei consola. Gostei de fazer videochamadas. Não gostei de fazer exercício físico. Senti saudades dos meus amigos da escola. Tenho medo que os meus avós fiquem doentes. Acho que vai ficar tudo bem!

 

Olá! Chamo-me Alicia, tenho 9 anos e moro em Brunoy. Durante o confinamento participei nas aulas à distância, fiz jogos em família. Ajudei os meus pais em casa. Li livros mas também fiz muitos desenhos. Gostei de ver filmes do Harry Potter.

 

Olá! Chamo-me Matilde, tenho 14 anos e moro em Montgeron. Durante o confinamento trabalhei. Ajudei os meus pais em casa. Li livros. Gostei de fazer videochamadas com os meus amigos e com a minha família. Não gostei de não ver a minha família e os meus amigos. Senti saudades dos meus amigos e da minha família. Tenho medo que as pessoas idosas da minha família fiquem doentes. Acho que vai ficar tudo bem daqui alguns meses.

 

Olá, eu chamo-me Gabriel, tenho 9 anos e moro em Brunoy. Durante o confinamento participei nas aulas à distância e joguei consola. Ajudei os meus pais a fazer jardinagem. Não li livros mas fiz os trabalhos da escola. Gostei de fazer bolos, jogar à bola e brincar com o meu irmão.

 

Olá, chamo-me Rafael, tenho 10 anos. Durante o confinamento eu joguei consola, fiz os trabalhos de casa e também ajudei os meus pais no trabalho do jardim. Eu também li os meus livros preferidos: os mangas. Gostei de passar tempo com os meus pais e irmãos no meu jardim. Senti saudades dos meus amigos e de ir à escola e do resto da minha família. Tenho medo que a minha família e conhecidos sejam afetados pelo vírus. Espero que se encontre rapidamente um remédio contra o vírus.

 

Olá! Chamo-me Thania, tenho 11 anos e moro em Corbeil-Essonnes. Durante o confinamento eu fiquei em casa a desenhar. Ajudei os meus pais em casa. Não li livros mas vi filmes na televisão. Gostei de ficar em casa com a minha família. Não gostei de não poder sair. Senti saudades de não ver as minhas amigas. Tenho medo de perder alguém da minha família por causa do vírus. Acho que isso vai acabar e ficar tudo bem.

 

Olá! Chamo-me Rayan, tenho 8 anos e moro em Corbeil-Essonnes. Durante o confinamento fiquei a brincar. Ajudei os meus pais. Não li livros mas fiz os meus “deveres” (trabalho da escola). Gostei de passar mais tempo com os meus pais. Não gostei de não poder ver os meus amigos.

 

Olá! Chamo-me Nathan, tenho dez anos e moro em Corbeil-Essones. Durante o confinamento participei nas aulas em casa. Não ajudei os meus pais em casa. Li livros. Gostei de fazer rir a minha irmã, Não gostei de arrumar o meu quarto. Senti saudades da minha família e dos meus amigos. Tenho medo que a minha família fique doente. Acho que vai ficar tudo bem.

 

Eu chamo-me Chloé, tenho 9 anos, moro em Brunoy. Durante o confinamento participei nas aulas à distância. Fiz os trabalhos da escola. Ajudei os meus pais. Fiz uma boa alimentação. Fiz jogos em família. Fiz exercício físico e telefonei aos meus avós. Joguei consola e fiz videochamadas com amigos.

 

Olá! Chamo-me Flávio Rodrigues, tenho nove anos e moro em Brunoy. Durante o confinamento fiz desenhos, ouvi música e fiz desporto em casa. Ajudei os meus pais a pôr a mesa. Li livros sobre os Pokemons. Gostei de desenhar os meus heróis preferidos Pokemons. Não gostei de fazer os trabalhos da escola. Senti saudades dos meus amigos. Tenho medo que a minha família fique doente. Acho que vai ficar tudo bem.

 

Chamo-me Tiago, tenho 8 anos e moro em Chennevières-sur-Marne. Durante o confinamento eu fiquei em casa. Também ajudei os meus pais nas tarefas de casa, li livros e joguei. Gostei de jogar, estudar e trabalhar! Não gostei de ficar tanto tempo fechado em casa.

 

Eu chamo-me Anna. Tenho 8 anos. Eu moro em Yerres. Durante o confinamento, fiz os trabalhos da escola. Fiz bolos com a minha mãe. Brinquei no jardim. Ajudei os meus pais. Ajudei a minha mãe a fazer o bolo de aniversario para o meu pai. Li livros em francês. Eu adoro ler. Gostei de fazer videochamadas com amigas, falar com os meus avós e jogar com a minha irmã.

 

Eu chamo-me Talya. Eu tenho 10 anos. Eu moro em Ormoy. Também falo italiano. Durante o confinamento festejei o meu aniversário com a família e vou à piscina e ao meu trampolim. Ajudei a mamã na decoração do meu aniversário. Li livros. Eu li Marie Curie e Fadas dos namorados. Eu gosto de dormir tarde e de acordar tarde e eu gosto de festejar o meu aniversário com a família. Eu realmente gosto de apagar as minhas velas de aniversário e ir para a minha piscina. Senti falta dos meus amigos e dos professores também. Receio que os médicos não consigam encontrar o antídoto para derrotar o vírus. Acho que tudo está indo bem.

 

Olá! Chamo-me Marina, tenho 12 anos e moro em Yerres. Durante o confinamento eu fiz desenhos, fiz bolos e vi filmes com os meus irmãos. Eu ajudei a minha mãe e li muitos livros! Gostei mais de fazer videochamadas com as minhas primas. Não há nada que não gostei! Senti saudade das minhas amigas e tenho medo de que os meus entes queridos fiquem doentes. Acho que tudo vai ficar bem!

 

Olá! Chamo-me Nolan, tenho 7 anos e moro em Yerres. Durante o confinamento participei nas aulas à distância. Ajudei os meus pais em casa. Li livros e joguei consola. Gostei de fazer videochamadas com os meus avós e amigos.

 

Trabalho realizado com a cumplicidade de Adelino Oliveira de Sousa, Professor de Português EPE

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]03