Os Franceses do estrangeiro têm escolha alargada de voto nas Legislativas de junho

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

As eleições Presidenciais francesas vão ter lugar em abril deste ano, e as eleições Legislativas em junho.

Para as eleições Presidenciais, os Franceses residentes no estrangeiro vão poder votar diretamente nas urnas ou então podem dar procuração a uma pessoa de confiança.

Mas para as eleições Legislativas, podem escolher a metodologia de voto, entre votar presencialmente na urna, dar procuração de voto a outro eleitor, votar por correspondência ou ainda votar por internet.

A primeira volta das Presidenciais vai ter lugar no dia 9 de abril para o continente americano e Caraíbas e no dia 10 de abril para o resto do mundo. A segunda volta vai ter lugar nos dias 23 e 24 de abril. A primeira volta das eleições Legislativas está marcada para os dias 4 e 5 de junho e a segunda volta para 18 e 19 de junho.

O voto por internet vai estar aberto durante 5 dias consecutivos, da sexta-feira 27 de maio às 12h00 (hora de Paris), até ao dia 1 de junho, também ao meio dia. Para a segunda volta, a votação por internet vai ter lugar entre os dias 10 e 15 de junho.

No que diz respeito ao voto por correspondência, os eleitores devem solicitar essa fórmula por correio ou por mail, ao Consulado da sua área de residência, antes do dia 31 de maio. O voto é enviado para o posto consular.

Desde 2019 não é possível estar inscrito ao mesmo tempo nas listas eleitorais consulares e nas listas eleitorais municipais. Os eleitores residentes no estrangeiro devem inscrever-se até 4 de março para poderem votar para as eleições Presidenciais ou 29 de abril, para poderem votar para as eleições Legislativas.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]