FPF

Portugal perdeu ontem com a França no prolongamento e está fora da final do Euro sub-19 feminino


A Seleção portuguesa feminina de sub-19 perdeu ontem à noite com a França por 4-3, após prolongamento, depois do 2-2 no tempo regulamentar, nas meias-finais do Europeu de futebol da categoria, e ficou fora da final frente à Espanha.

Em Stalowa Wola, na Polónia, as francesas, que conquistaram a prova por cinco vezes, adiantaram-se no marcador com um golo de Ornella Grazinai, logo aos sete minutos, e ampliaram a vantagem por Maeline Mendy (13 min), mas Portugal chegou ao empate com tentos de Marta Gago (30 min), de penálti, e Lara Martins (74 min).

No prolongamento, Maeline Mendy ‘bisou’, com um golo aos 92 minutos, mas Portugal voltou a empatar, por intermédio de Diana Costa (105+2 min), antes de Melinda Mendy (113 min) assinar, na conversão de uma grande penalidade, o golo decisivo para as gaulesas.

Com este triunfo, a França vai disputar a final com a Espanha, enquanto Portugal, que chegou pela segunda vez à fase final do Europeu, igualou a presença nas meias-finais atingida na estreia em 2012 e conseguiu o apuramento histórico para o Mundial de sub-20, que se realizará igualmente na Polónia, em setembro de 2026.

.

Marisa Gomes (Selecionadora de Portugal): “Estamos muito orgulhosas do percurso desta equipa e destas jogadoras. Aquilo que conseguiram fazer desde o primeiro minuto deste Europeu até ao último revelou uma capacidade de trabalho, uma organização e uma superação incrível.

Esta equipa que defrontámos é uma equipa candidata ao título, como muitas outras que tivemos pela frente. Ter conseguido dar a volta a uma desvantagem de dois golos é algo que só as grandes equipas conseguem fazer. Para além disso, acreditámos até ao fim. Penso que mesmo na igualdade no número de remates e situações estamos muito próximos daquilo que é uma França.

Acho que estamos no bom caminho e, por isso, dar os parabéns e dizer que temos muito orgulho naquilo que foi o nosso percurso neste Europeu.

A alma consegue diferenciar-nos das outras equipas, depois de estarmos organizadas. Porque o querer não é suficiente. Quando estamos organizadas e temos a alma que elas tiveram, o acreditar, o confiar… penso que elas agora não têm dúvidas com a experiência que viveram aqui, quer em termos de treino e competição, sobre o valor que têm.

Levam daqui uma experiência que penso que nunca mais terão, pelo menos nesta fase da vida delas. E isto é que motiva o que tem sido o nosso trabalho, a nossa dedicação. Para além da alma, é a qualidade individual e coletiva que elas têm.

Nós temos feito um trabalho que começa na base, das sub-15 às sub-23, com o objetivo de dar jogadoras de qualidade à nossa equipa A. Trabalhamos para isso diariamente.

Não temos nada a apontar a esta equipa, a estas jogadoras. O que temos é de dar continuidade ao trabalho e, sobretudo, o mesmo sentido de projeto que temos tido até agora”.

.

Lara Martins (jogadora de Portugal): “Eu acho que a nossa equipa, desde o início deste Campeonato da Europa e até agora, tem provado que dá sempre tudo nos jogos. Acho que este jogo foi um desses. Fomos para cima delas como conseguimos.

Estávamos a perder 2-0, virámos o jogo, tivemos um espírito de sacrifício incrível. Estou muito orgulhosa de toda a equipa.

Sabíamos que éramos capazes de ganhar este jogo e sabemos que temos cerca de um ano e meio para preparar o Mundial de sub-20, porque isto não acaba aqui. Nós ainda vamos apanhá-las mais à frente e tenho a certeza que vamos ganhar.

É uma coisa que fica para a história [apuramento para o Mundial de sub-20]. Estivemos sempre todas unidas, fomos sempre uma grande equipa. Nós merecíamos isto, porque já há muito tempo que contra equipas grandes não conseguíamos impor o nosso futebol e nós sabíamos que iríamos conseguir e, realmente, acho que mostrámos isso nesta competição.

Acho que merecíamos mais, mas nem sempre o futebol é justo e caiu para o lado delas desta vez”.

.

França 4-3 Portugal

Ao intervalo: 2-1

No final do tempo regulamentar: 2-2.

No final da primeira parte do prolongamento: 3-3.

Jogo no estádio Stalowa Wola, na Polónia.

Árbitra: Rasa Grigonė (Lituânia).

França: Alyssa Fernandes, Céleste Delcroix, Aude Bizet, Wassa Sangaré, Kenza Dufour, Mélinda Mendy, Lushimba Bilombi (Julie Swierot, 62 min), Maeline Mendy, Ornella Graziani (Célia Chabod, 91 min), Liana Joseph (Naolia Traoré, 106 min) e Chancelle Effa Effa (Justine Rouquet, 62 min). Outras suplentes: Ceylin Yilmaz, Taeryne Job, Célia Delaby, Lou Autin, Rosalie Chaine. Selecionador: Philippe Joly

Portugal: Thais Lima, Iara Lobo, Inês Meninas, Érica Cancelinha, Francisca Castro, Joana Valente (Marta Gago, 18 min), Rita Cunha (Lara Martins), Carolina Tristão (Luísa Brás, 90 min), Carolina Santiago (Matilde Nave, 96 min), Maísa Correia (Diana Costa, 96 min) e Anna Marques (Mafalda Mariano, 62 min). Outras suplentes: Nair Pina, Filipa Ribeiro e Dária Kaminska. Selecionadora: Marisa Gomes.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lushimba Bilombi (28 min), Ana Cunha (45+1 min), Inês Meninas (58 min), Marta Gago (59 min), Liana Joseph (64 min), Lara Martins (76 min), Mélinda Mendy (82 min), Julie Swierot (108 min), Naolia Traoré (120+4 min).

Marcadoras: Ornella Graziani (1-0, 07 min), Maeline Mendy (2-0, 13 min), Marta Gago (2-1, 30 min – grande penalidade), Lara Martins (2-2, 74 min), Maeline Mendy (3-2, 92 min), Diana Costa (3-3, 105+2 min), Mélinda Mendy (4-3, 113 min – grande penalidade).