LusoJornal | Marco Martins

Ruben Guerreiro: «Balanço positivo deste primeiro Tour»

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Volta a França em bicicleta contou com um segundo atleta português, Ruben Guerreiro (EF Education – Nippo), que terminou no 18° lugar a 54 minutos e 10 segundos do vencedor do Tour, sendo o melhor luso na geral individual.

Ruben Guerreiro (EF Education – Nippo) entrou em fugas e até esteve perto de vencer uma etapa, terminando no 5° lugar na 15ª etapa entre as cidades de Céret e de Andorra la Vella.

Em entrevista, o português de 27 anos fez um balanço positivo da participação na Volta a França.

 

Que balanço individual pode fazer da prova?

Posso fazer um balanço positivo. O meu objetivo era a Volta a Itália, depois tive uma queda, estive duas semanas parado, e depois a equipa propôs-me vir à Volta a França, e acho que acabou por correr bem. O meu foco era muito proteger o meu líder e tentar ter umas oportunidades em algumas etapas. Acho que não estive assim tão longe de poder conquistar uma etapa. E o Top-20, acaba por ser um acumular de tempo, do meu dia a dia, que era proteger o Urán. Estou satisfeito.

 

Depois da queda no Giro, pensava estar a este nível?

As sensações eram boas, mas sinceramente no ‘Giro’ tive melhores sensações. Mas acabei por gostar da corrida no Tour. Espero um dia voltar ainda mais forte.

 

Foi por pouco que não venceu uma etapa…

A etapa de Andorra era a que conhecia mais, mas tive corredores muito fortes na fuga, como o Kuss ou o Valverde. Mas assim tive boas sensações nessa etapa. E depois também tivemos a oportunidade de lutar pela classificação por equipas, visto que chegávamos sempre o três na frente, e isso acaba por ser uma boa indicação para o futuro.

 

O balanço é satisfatório para a equipa e para si?

Sim, claro que sim. Acabamos por fazer uma boa corrida mesmo com o Urán fora do pódio. Acabou em décimo e teve um dia mau. Mas acho que construímos uma equipa para o futuro. É aqui que vou ficar até 2023. E passa por ter ambições em ganhar etapas nas grandes voltas e quem sabe um dia poder disputar um Top-10.

 

O segundo lugar na classificação por equipas, é um bom resultado?

O que era interessante, era ganhar. Não ficamos assim muito longe da Bahrain que estava muito forte. Acaba por ser uma classificação bonita, mas segundo é segundo.

 

Apesar das quedas de alguns líderes durante a prova, Pogačar é um justo vencedor?

Houve quedas sim, mas o Pogačar é um corredor realmente muito forte e está muito consistente. Tinha uma grande equipa ao seu redor e acho que as coisas encaminharam-se bem logo na primeira semana. Ele dá-se bem com a chuva. Acabou por ser um justo vencedor.

 

Como viveu este primeiro Tour? Com muito público português nas estradas…

O Tour… sensações incríveis. Realmente há muitos Portugueses aqui em França e era um incentivo porque só era eu e o Rui Costa como portugueses no pelotão. Nesta corrida tão grande, a maior do mundo, é sempre muito muito bom ver uma bandeira portuguesa ou alguém a gritar por nós.

 

Havia uma cumplicidade especial com o Rui Costa?

Falamos muito. O Rui é um amigo meu. Ele conhece-me desde novo, desde as seleções quando era júnior, ele era elite e eu já aprendia com ele. É um grande Campeão. Para mim e os outros jovens, é uma mais valia. Partilhamos sempre quando podemos. Ele tinha um trabalho muito difícil que era estar na frente, era uma enorme responsabilidade. Não deu para falar muito durante o Tour porque o ritmo era muito forte.

 

Qual é o seu calendário agora?

Agora vou participar na Clássica San Sebastian, já daqui por duas semanas. É uma prova que assenta bem nas minhas características. Depois vou tirar uns dias de pausa e pensar nas corridas italianas no fim do ano, em outubro.

 

Os Jogos Olímpicos são um sonho ou não para um ciclista?

Para mim, enquanto atleta, é o maior evento desportivo. Tenho o sonho de participar um dia nos Jogos Olímpicos. Este ano estamos muito bem representados com o João e o Nélson. E um dia, porque não, daqui a três anos, em Paris, eu voltar para os Jogos Olímpicos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]