Lusa | Mário Cruz

Sampaio da Nóvoa cessa funções de Embaixador de Portugal na Unesco

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Decreto do Presidente da República que exonera António Sampaio da Nóvoa do cargo de Representante Permanente de Portugal junto da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, foi publicado hoje no Diário da República.

“O Presidente da República decreta, nos termos do artigo 135º, alínea a) da Constituição, o seguinte: É exonerado, sob proposta do Governo, o Prof. Doutor António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa do cargo de Representante Permanente junto da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em razão do limite de idade”.

Antigo candidato à Presidência da República Portuguesa e antigo Reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, veio para Paris para ser Embaixador de Portugal junto da Unesco, em fevereiro de 2018, sob proposta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva.

Até à chegada de Sampaio da Nóvoa, Portugal não teve, durante alguns anos, Embaixador “exclusivo” junto da Unesco e a delegação de Portugal passou a ser chefiada pelos Embaixadores bilaterais sediados em Paris, nomeadamente Francisco Seixas da Costa e Moraes Cabral.

Sampaio da Nóbrega não é diplomata de carreira e desde 2011 que não havia Embaixadores “políticos” em atividade, desde a saída precisamente de Ferro Rodrigues da OCDE, também em Paris.

No entanto, é unânime o balanço positivo da passagem de Sampaio da Nóvoa pela Unesco.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]