Lusa / Hugo Delgado

Santos Silva diz que muitos emigrantes portugueses passam Natal em Portugal e cumprem regras

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se ontem convicto que muitos emigrantes portugueses vão passar o Natal em Portugal, sublinhando que estes estão a demonstrar responsabilidade e a cumprir as regras de prevenção da Covid-19.

Em declarações aos jornalistas no final da apresentação do Relatório da Emigração 2020, que decorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, Augusto Santos Silva indicou que o panorama geral é de que existe “um movimento bastante significativo de portugueses ou lusodescendentes que vêm de diferentes países passar o Natal a Portugal”.

“Basta ver as chegadas nos aeroportos de Lisboa e Porto para ver esse tipo de movimento de países como a França, a Suíça, o Reino Unido, o Luxemburgo, a Alemanha, países de grande expressão qualitativa e quantitativa das comunidades portuguesas”, afirmou.

Augusto Santos Silva sublinhou que há nestas Comunidades portuguesas, “uma clara consciência e um claro conhecimento das regras”.

“O número de pessoas que chegam sem cumprir a regra do teste negativo ou sem o certificado digital é absolutamente residual e também estão a cumprir as regras em Portugal: uso de máscara em espaços fechados, o distanciamento social, o evitamento de grupos e multidões”, adiantou.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]